por Elaine Paganatto


 


 


 


Há pessoas que transformaram a malhação num grande prazer e já não podem mais passar um dia sem fazer exercícios físicos. Solange Hochgreb Frazão é uma delas. “Ainda criança, preferia a bola à boneca. Gostava de movimento, nada de ficar parada”, destaca.


Solange conta que com a chegada das academias, ela foi uma das primeiras a defender a questão da saúde e não a ver os exercícios apenas pela parte estética. Com o boom do culto ao corpo, ela aconselha atenção na busca por um local para os exercícios. “A segurança do aluno está na boa formação dos profissionais, que têm de ser habilitados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) para instruir pessoas”, observa.


Se exercitar é bom, sim, mas é preciso muita cautela para aqueles que ainda não descobriram o bem-estar de mexer com o corpo. Aliás, muitos se recusam terminantemente a acreditar que haja algum prazer nisso. Ao contrário, acham que malhar é um verdadeiro massacre. Mas isso não é verdade. Basta começar para sentir o quanto é bom fazer exercícios físicos. Porém, como foi observado, é necessário ter cuidado e fazer cada coisa a seu tempo. O ideal é iniciar com exercícios leves até o corpo se habituar com a nova fase. A garrafa de água deve ser uma companheira inseparável para repor o que se perde durante a malhação.


“Tenha calma, coragem, disciplina, determinação e saiba que nunca é tarde para começar”, salienta Solange, que acumula títulos como Miss Fitness São Paulo (1997) e outros como Miss São Paulo (1982) e Miss Beleza Internacional (1983).


Alimentação saudável


Solange, que na época dos campeonatos de ginástica aeróbica foi campeã na modalidade, traz no corpo a prova de que a malhação pode tornar uma mulher bonita sem cirurgia plástica. Aos 43 anos de idade - mãe de Bruna, 21, estudante de publicidade, de Thabata, 19, estudante de arquitetura e de Lucca, 14, terminando o ensino médio -, essa paulistana, descendente de índios e alemães, é um ícone de saúde e beleza física.


Mas, claro, não seria assim se ela se deleitasse à mesa. Solange Frazão tem uma dieta balanceada e segue à risca. “Percebi a importância da alimentação por volta dos 30 anos. De nada adiantaria seu eu fizesse um trabalho físico e não tivesse uma alimentação saudável”.


À mesa, nada de frituras, gordura trans e, doces, somente com muita moderação. Em compensação abusa de frutas, verduras, carnes brancas e bebe muita água. “Seguir uma dieta equilibrada não é sacrifício e ela ainda me ajuda a pegar mais leve na malhação”, afirma.


É possível apreciar essa beldade todas as manhãs, das 9h45 às 11h, no Estilo Saúde, da Rede Mulher. Solange apresenta o programa que aborda assuntos relacionados à saúde do corpo e da mente.


paganatto@postonet.com.br