por Cristiane Collich Sampaio, Denise de Almeida e Márcia Alves


 


Estabelecimentos classificados como finalistas em quatro categorias no XV Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil festejaram a vitória em noite de premiação, realizada em 2 de outubro na sofisticada Mansão Cidade Jardim, na capital paulista.


Cada vez mais concorrido, o concurso que elege os postos mais bonitos do país, promovido pela revista Posto de Observação, Brascombustíveis e Sincopetro, classificou 12 estabelecimentos como finalistas em quatro categorias. São Paulo foi o estado que arrebatou mais prêmios, inclusive o primeiro lugar na categoria Posto Urbano. A descontraída e animada festa de premiação foi palco de outra comemoração bastante especial, o aniversário de 65 anos do Sincopetro.


 


VENCEDORES DO XV CONCURSO O POSTO MAIS BONITO DO BRASIL



Posto Urbano


· 1º lugar: Auto Posto Moleke Travesso - São Paulo (SP) – Petrobras Distribuidora


Prêmio: troféu e veículo Celta zero km, oferecido pela Netsign Comunicação Visual e pela Caltabiano Veículos.


· 2º lugar: Posto 700 - Trading Derivados de Petróleo - Manaus (AM) – Shell


Prêmio: troféu e Moto Honda zero km, oferecida pela Ecoflex e LC Equipamentos.


· 3º lugar: Auto Posto Duque JK - São Paulo (SP) – Ipiranga


Prêmio: troféu e TV LCD 42’, da Nupi Brasil.


· 4º lugar: Auto Posto Aldeia da Serra - Barueri (SP) – Petrobras Distribuidora


Prêmio: troféu e I-Phone Apple 3G, oferecido pela Eskala Engenharia.


· 5º lugar: Centro Automotivo Portal das Perdizes - São Paulo (SP) – Ipiranga


Prêmio: troféu e Home Theater, oferecido pela Leone Equipamentos.


 



Posto de Rodovia


· 1º lugar: Auto Posto Jaal - Itupeva (SP) – Esso/Cosan


Prêmio: troféu e moto Scooter Elétrica zero km, oferecido pela Zeppini Comercial.


· 2º lugar: Comercial Minas Grill - Ribeirão (MG) – ALE


Prêmio: troféu e TV LCD 42’, da Metalsinter Ambiental.


 



Posto Temático


· 1º lugar: IMT Comércio Combustíveis - Barra Velha (SC) – ALE


Prêmio: troféu e notebook DEL, da Medliq Controle de Líquidos.


· 2º lugar: Auto Posto Garcia - Graal – Estação Kafé - Santa Cruz do Rio Pardo (SP) – Ipiranga


Homenagem: troféu.


 



Loja de Conveniência


· 1º lugar: Auto Posto Aldeia da Serra - Barueri (SP) – Petrobras Distribuidora


Prêmio: troféu e TV LCD 40’, da Telemed Tecnologia Ambiental.


· 2º lugar: Itaúbas Auto Posto - Sinop (MT) – Loja própria


Prêmio: troféu e adega de vinhos GE, oferecida pelo Projeto Posto Moderno, formado pela Telemed, Petrotanque, Dieselimpo e Martinelli.


· 3º lugar: Ecoposto Automotivo - Porto Alegre (RS) – Petrobras Distribuidora


Homenagem: troféu.


 



Aniversário do Sincopetro


 


O presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia, ressaltou a evolução do concurso ao longo de suas 15 edições, lembrando que no início apenas os postos urbanos eram premiados, depois foram incluídos os postos de rodovia, as lojas de conveniência e, por fim, os postos temáticos. Mas, em todas as edições o evento, segundo ele, manteve intacto o seu objetivo de congraçamento da revenda. “É uma grande festa em que todos se divertem”, disse.


 


Gouveia aproveitou a ocasião para registrar o 65º aniversário do Sincopetro. Ele lembrou que, por coincidência, a entidade foi fundada no mesmo dia e ano do seu nascimento. “Hoje, o Sincopetro é o maior sindicato da América Latina em número de associados participantes”, disse.


 


CATEGORIA POSTO URBANO


 1º Urbano


Auto Posto Moleke Travesso - São Paulo (SP) – Petrobras Distribuidora


 


Paisagismo é o destaque do vencedor


Proprietários do posto urbano mais bonito do país deram nova vida ao estabelecimento com projeto paisagístico.


Três anos atrás, quando o casal Rogério Carpinelli Favale e Noeli Hwu Favale decidiu adquirir o Auto Posto Moleke Travesso, no bairro da Mooca, na capital paulista, sabia que teria muito trabalho pela frente. O posto, que recebeu esse nome em homenagem ao antigo apelido que o Clube de Futebol Juventus ganhou depois de desbancar grandes times, era a imagem da ruína. Mas, apesar de estreantes na atividade da revenda, os novos proprietários arregaçaram as mangas e transformaram o estabelecimento.


A reforma, realizada há dois anos, mudou radicalmente o visual do posto, que também passou a ostentar a bandeira BR. Mas, foi o projeto paisagístico de Rogério Favale que deu nova vida ao posto. Experiente na atividade, ele planejou tudo: o lago com peixes, as flores coloridas, as árvores frutíferas e até as pedrinhas que ornamentam o espaço. Hoje, o posto, que divide com outros empreendimentos uma área de 1,1 mil m2, é uma espécie de ponto turístico das famílias da região. Com três ilhas de abastecimento, 18 bicos e quatro tanques, o estabelecimento também é um sucesso em vendas, com volume médio mensal de 300 mil litros.


O casal Favale ainda está comemorando o primeiro lugar no concurso. Tanto que promoveu uma grande festa no posto, dia 16 de outubro, para homenagear os 25 funcionários que trabalharam pela conquista do título. Em cerimônia marcada pela emoção, a BR entregou uma medalha a cada um. “O prêmio é um reconhecimento e deixou a equipe ainda mais motivada”, revela Noeli Favale.


2º Urbano   


Posto 700 - Trading Derivados de Petróleo  - Manaus (AM) – Shell    


 


Manutenção impecável, atendimento com foco no cliente, treinamento de equipe e cuidados constantes com o meio ambiente foram os pontos de destaque para que este Shell de 28 anos fosse escolhido o segundo posto urbano mais bonito do Brasil, na opinião de seu proprietário, Fernando Melo.     


Para ele, o sabor de ser um dos finalistas do único concurso do gênero no país não é novidade. “Sempre seguindo estes mesmo princípios, em 1992, ficamos com a terceira colocação”, revela. “E, neste ano, inscrevemos o posto com um objetivo maior: o de incentivar os colegas revendedores a arrumar e manter seus estabelecimentos para que possamos ter os melhores estabelecimentos”.    


3º Urbano


Auto Posto Duque JK - São Paulo (SP)


 


O Auto Posto Duque JK, inaugurado em maio de 2009, foi construído pela Rede Duque numa das regiões mais badaladas da capital paulista – em que está a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek –, seguindo os mais modernos padrões em projetos, materiais e tecnologias, desenvolvidos pela Ipiranga.


Para o diretor operacional dessa rede de postos paulista, Luiz Carlos Rivera, “localização privilegiada, beleza, atendimento de qualidade e respeito ao meio ambiente foram os principais aspectos que fizeram com que o Duque JK figurasse entre os finalistas de sua categoria”.


Mas Rivera reparte com a Ipiranga a responsabilidade pela obtenção do prêmio. Ele considera que a parceria com a distribuidora foi bastante importante nesse resultado: “logística, imagem, apoio de funcionários especializados e o grande suporte do assessor da Ipiranga foram elementos determinantes nessa conquista”.


 


 4º Urbano


Auto Posto Aldeia da Serra - Barueri (SP) – Petrobras Distribuidora


 


Cercado por bela paisagem


 


Instalado em uma área de 12 mil m2, numa das regiões mais nobres de São Paulo (SP), o Auto Posto Aldeia da Serra, da rede Hungria, tem apenas seis meses de existência, mas já é um dos mais bonitos do país. Com quatro ilhas de abastecimento, 32 bicos e volume mensal médio de 300 mil litros, o posto se destaca pelo bom atendimento, um padrão da rede, além de estar cercado por paisagem magnífica, digna de contemplação.


5º Urbano   


Centro Automotivo Portal das Perdizes - São Paulo (SP) – Ipiranga    


     


Em maio, o Portal das Perdizes foi o protagonista de uma ação que agitou o dia a dia da revenda de combustíveis em São Paulo, ao participar do movimento Dia sem Impostos, que consistiu na venda de gasolina sem impostos ao consumidor, durante um dia inteiro, como forma de protesto. A ação chamou a atenção da imprensa e não só provocou longas filas na avenida onde está instalado o posto, como também rendeu bons frutos aos seus proprietários.    


Para Rogério Kulaif, há sete anos na revenda de combustíveis, a atitude corajosa é marca registrada na administração do estabelecimento. Mas não só isso. “Temos uma equipe dedicada, que preza pela qualidade no atendimento, e nossa exposição de produtos é muito boa”, garante. E brincando, deixa escapar: “Estamos contentes com o quinto lugar, mas merecíamos o primeiro”.       


 


CATEGORIA POSTO DE RODOVIA


 1º Rodovia


Auto Posto Jaal - Itupeva (SP)


 


Parceria foi fundamental


Para os irmãos e sócios André, Adriano e Luciano Caldeira, visibilidade, imagem, limpeza, funcionários devidamente treinados, equipamentos de última geração, iluminação, layout e funcionalidade, além da qualidade e diversidades dos serviços oferecidos foram quesitos determinantes para que o Auto Posto Jaal obtivesse a primeira colocação em sua categoria.


Eles são proprietários do posto desde março de 2000. André Caldeira conta que no primeiro trimestre deste ano o Jaal passou por reforma total, que incluiu sua adequação às normas ambientais, e desde então passou a operar sob a bandeira da Esso/Cosan. “A parceria com a companhia foi essencial para que pudéssemos atingir a premiação”, declara. Os proprietários receberam apoio técnico e financeiro, treinamento para a equipe e a nova imagem que, segundo ele, deu ao estabelecimento “beleza, algo fundamental para ganhar o primeiro lugar entre os postos de rodovia do Brasil”.


2º Rodovia


Comercial Minas Grill - Ribeirão (MG) – ALE


 


Espaço para a arte


Terceiro colocado em 2008, o Comercial Minas Grill, da Rede Graal, conquistou neste ano o segundo lugar entre postos de rodovia mais bonito do país. Instalado às margens da Rodovia Fernão Dias, numa área de 13 mil m2 no município mineiro de Ribeirão vermelho, o posto dispõe de uma ampla oferta de serviços aos caminhoneiros e de um atrativo a mais para os turistas. No local, o Espaço Cultural homenageia as cidades históricas com replicas de obras de artes, entre as quais os doze profetas esculpidos por Aleijadinho.


CATEGORIA POSTO TEMÁTICO


 1º Temático


IMT Comércio Combustíveis (Posto Tio Ugo - Parada Ferretti) - Barra Velha (SC)


 


Conservação da natureza, com criatividade e beleza


 


Os troncos e restos de árvores nativas, descartados no ambiente, foram a matéria-prima da realização de um sonho.


 


A Parada Ferretti, em que está inserido o Posto Tio Ugo (IMT Comércio Combustíveis), é um complexo de conveniência, erguido, com materiais – especialmente madeiras nativas – encontrados num raio de até 50 km do local do empreendimento, dentro de uma concepção arquitetônica única. Segundo seu idealizador, Oilton José Ferretti, “arrojo na construção, jardins simples e delicados, ainda em elaboração, aliados a atendimento eficiente e educado”, podem ser citados como características relevantes. Ele faz questão de ressaltar alguns aspectos arquitetônicos, como a ausência de ângulos retos e de mão francesa como suporte, e o fato de nenhuma árvore ter sido derrubada para a edificação.


O complexo está instalado no Centro-Norte de Santa Catarina, às margens da BR 101, em perfeita harmonia com o meio ambiente. Além do posto – que na origem exibia a bandeira da Polipetro, distribuidora que foi adquirida pela ALE –, é integrado por restaurante, galeria de lojas e serviços, serpentário e capela e dedica-se projetos culturais, em parceria com associações da região.


 


2º Temático


Auto Posto Garcia - Graal – Estação Kafé - Santa Cruz do Rio Pardo (SP)


Posto reproduz antiga ferrovia


O antigo posto Kafé, localizado na Rodovia SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) foi transformado pela Rede Graal na Estação Kafé. No local, uma mini-ferrovia por onde trafega uma locomotiva a vapor reproduz a velha estação ferroviária do município, inaugurada em 1907. Além de um restaurante decorado com fotos e objetos da época, um bem cuidado jardim com bancos e uma charmosa fonte ornamentam o conjunto.


CATEGORIA LOJA DE CONVENIÊNCIA


 


1º Loja de Conveniência   


Auto Posto Aldeia da Serra - Barueri (SP) – Petrobras Distribuidora   


     


A loja de conveniência mais bonita do Brasil está instalada nas dependências do Auto Posto Aldeia da Serra, que ficou com a quarta colocação na categoria urbano do concurso. Comemorando duplamente, Gregório Stukart, ressalta que não foi só a beleza e a harmonia arquitetônica do espaço de 450m2 de área que fez a diferença para que a loja abocanhasse o prêmio.    


Inaugurada em maio desse ano sob as asas da BR Mania, a loja de conveniência tem agradável espaço externo, variado mix de produtos e procura satisfazer as necessidades da clientela local. “Nossos consumidores, daqui de Aldeia da Serra, são muito exigentes e querem consumir produtos e serviços diferenciados, diz Stukart. “Por isso, além de aprimorarmos o nosso atendimento da melhor maneira possível, comercializamos massas caseiras de um dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo e doces e sobremesas de um chef de cozinha francês”, ressalta.    


 


2ª Loja de Conveniência


Itaúbas Auto Posto - Sinop (MT) – Loja própria


Sucesso permanente


Na pequena Sinop, cidade de quase 120 mil habitantes do interior do Mato Grosso, a loja de conveniência própria do Itaúbas Auto Posto é um sucesso desde que foi inaugurada, há um ano. Com uma área construída de 120 m2, a loja é um ponto de encontro na região, não apenas pela variedade de produtos como também por seus sanduíches montados e pelo pão quentinho a todo o momento.  “Conquistar o segundo lugar no concurso em meio a tantos concorrentes já é um grande prêmio”, diz o proprietário Diego Granja.


3º Loja de Conveniência


Ecoposto Automotivo (BR Mania) - Porto Alegre (RS)


 


“Acredito que cada vez mais, seguindo as tendências mundiais, o food service será o carro-chefe do canal conveniência”, diz Rafael Bandeira, que, junto com seu pai, há 10 anos é proprietário do Ecoposto Automotivo e da loja BR Mania que obteve a terceira colocação no concurso deste ano.


Bandeira tem motivos para afirmar isso. Além de comercializar cerca de 2,5 mil itens, a loja possui área de fast food, que já responde por aproximadamente 40% do faturamento do estabelecimento.


Limpeza, mix de produtos, organização, atendimento e localização estratégica foram os pontos que, a seu ver, garantiram o sucesso da loja no concurso, acrescentando que a parceria com a BR colaborou com cerca de 50% para esse resultado: “a marca BR Mania é muito forte.”


 


  



Companhia do Ano – BR é tricampeã


Este ano a BR comemorou, com muito entusiasmo, o tricampeonato como Companhia do Ano, por ostentar sua marca nos estabelecimentos que obtiveram o primeiro lugar na categoria Posto Urbano nos últimos três anos. O gerente executivo de Automotivos de São Paulo, Luis Alves de Lima Filho, que recebeu o troféu em nome da companhia, declarou que esse resultado se deveu “ao envolvimento e parceria de nossos revendedores, que acreditam que a imagem é um componente fundamental para a conquista da preferência do consumidor”. Lima acrescenta que o programa de capacitação dos parceiros – revendedores, franqueados, frentistas e promotores de loja – tem sido um dos elementos essenciais para o sucesso da rede. Vale lembrar que, em 2009, a BR também é a marca presente em outros estabelecimentos finalistas: no quarto colocado da categoria Posto Urbano e na primeira e na terceira lojas mais bonitas do Brasil.


O gerente regional José Lindolfo Magalhães, responsável pela área em que o posto Moleke Travesso, vencedor da categoria Posto Urbano, está instalado, também foi homenageado com um troféu.