por Denise de Almeida e Márcia Alves

Entre centenas de concorrentes, eles foram, à sua época, eleitos os mais bonitos do Brasil. Como prêmio pelo esforço em manter os padrões de qualidade nos produtos e serviços prestados em seus estabelecimentos, além de um troféu e de um carro zero quilômetro, esses revendedores levaram para casa o orgulho de ser dono do posto de combustível mais bonito do Brasil. 

Vitoriosos nos anos de 2003, 2006, 2007 e 2009, os postos Barrocar, de João Monlevade (MG),  Carlos Gomes, de Cascavel (PR), Vila Monte Verde e Moleke Travesso, ambos de São Paulo  (SP), ainda hoje colhem os frutos da premiação. 

Todos, de alguma maneira, souberam explorar a vitória, elevando a motivação da equipe, fidelizando e conquistando novos clientes, e até mesmo ampliando vendas.  O fato é que esses postos continuam sendo referência de mercado na região em que atuam.  

Posto Barrocar – João Monlevade (MG)

Beleza duradoura

Passados oito anos, o posto mineiro Barrocar conquistou outros atributos e se tornou ainda mais belo

Até hoje, os moradores da pequena João Monlevade, cidade do interior de Minas Gerais com pouco mais de 90 mil habitantes, não se esquecem da festança em comemoração à conquista de um título importante. Os monlevadenses ainda se orgulham de possuir o posto mais bonito do país, título conquistado em 2003 pelo Posto Barrocar.

Um dos proprietários e engenheiro responsável pelo projeto do posto, Márcio Caio Moreira, admite que “vencer o concurso não foi nada fácil”. Daí porque a comemoração foi memorável. Ele conta que além de confeccionar banners, faixas e cartazes, ainda produziu mil camisetas com referência ao prêmio para distribuir entre os clientes. “Aproveitamos ao máximo a conquista do título em diversas ações de marketing para o posto”, revela.

A premiação foi destaque na imprensa local por um bom tempo, além de também ser divulgada no jornal de circulação nacional da Petrobras Distribuidora. O automóvel que ganhou como prêmio ficou na ocasião em exposição por dias seguidos na frente do posto, envolto por um laço de fita. Os proprietários do Barrocar promoveram, ainda, duas festas para celebrar o título.

O posto mais bonito de 2003, segundo Moreira, “está ainda mais bonito, atualmente”. O vistoso jardim que tanto encantou os jurados do concurso, hoje está mais florido e colorido. O mesmo ocorreu com as mudas de árvores frutíferas, que nesses oito anos cresceram à altura de três a quatro metros.

O restaurante, um dos negócios que ocupa parte do empreendimento erguido em área de 1,3 mil m2, foi melhorado e modernizado, ganhando cobertura externa em blindex. A choperia, que era o point da região em 2003, deu lugar a uma academia de ginástica, que agradou muito mais à vizinhança, segundo Moreira. Sem contar a loja de conveniência, que na mesma edição do concurso foi escolhida a segunda mais bonita do país, e que ainda hoje continua bela.

Por tudo isso, Moreira garante que vale a pena participar do concurso. E do alto de sua experiência, dá algumas dicas para os revendedores que desejam concorrer ao título. A primeira se refere ao cuidado com os detalhes. “Alguns postos possuem lindas fachadas, mas se descuidam da calçada, do muro e dos fundos. São detalhes que fazem a diferença e que, certamente, pesaram na escolha dos jurados”, ensina.

Posto Carlos Gomes – Cascavel (PR) 

Respeito ao meio ambiente 

 Depois de ter vencido o concurso em 2006, com a dobradinha posto-loja, o Carlos Gomes cativou clientes antigos, conquistou novos e se tornou referência regional, especialmente no aspecto ambiental. 

 Outdoors, panfletagem, rádio e promoções diversas, compartilhando o mérito com os clientes, colaboradores e com a própria população, foram algumas das estratégias utilizadas pelo grande vencedor do concurso  O Posto Mais Bonito do Brasil de 2006, o Posto Carlos Gomes, de Cascavel, no Paraná.  

E deu certo.  “Hoje ele é uma espécie de ícone na cidade”, comemora o revendedor Bruno Pellizzetti, que também ganhou a primeira colocação no concurso pela loja de conveniência Algo Mais, anexa ao posto. 

O estabelecimento foi o primeiro estabelecimento da cidade a receber a nova manifestação visual da companhia.  E o que foi feito além da imagem é que fez a diferença.  “Os cuidados com o aspecto ambiental, parte essencial no projeto de reforma do posto  –  que já àquela época passava por critérios rigorosos de avaliação ambiental  –  transformaram o Carlos Gomes em vencedor”, assegura Bruno. 

Por esse motivo, a campanha de marketing do Carlos Gomes destacou também as exigências do concurso, “explicando aos clientes a seriedade dos requisitos exigidos pela revista Posto de Observação”.

A repercussão do prêmio na cidade foi tamanha que, mesmo decorridos quase cinco  anos, as pessoas ainda o citam como o mais bonito do Brasil, segundo o revendedor.    

Mesmo hoje o zelo ambiental ser muito mais comum, Bruno lembra que, na época, os clientes ficaram muito mais satisfeitos e confiantes com o posto.  Ele ressalta que, devido a nova imagem de excelência conquistada pelo posto, hoje, os clientes exigem muito mais.     

Auto Posto Moleke Travesso – São Paulo (SP)

Vitória que se traduz em lucros

Para o proprietário do posto que conquistou o primeiro lugar no concurso, maior ganho foi a motivação da equipe, que tem resultado em fidelização dos clientes e na conservação do estabelecimento.

Ao vencer a última edição do Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil, realizado em 2009, o Auto Posto Moleke Travesso, localizado na Mooca, bairro da capital paulista, conseguiu muito mais do que ser reconhecido por sua bela e bem cuidadas instalações. De acordo com o proprietário Rogério Favale, a vitória trouxe ao posto outros inúmeros benefícios. “Houve ganhos em todas as esferas: fortalecemos o vínculo com a companhia parceira; aumentamos a fidelização dos clientes; e os funcionários, que se sentiram orgulhosos e responsáveis pela conquista do título, se tornaram mais motivados e comprometidos”, diz.

Um dos quesitos que pesou na avaliação dos jurados do concurso foi o projeto paisagístico do Moleke Travesso. O lago com peixes, as flores coloridas, as árvores frutíferas e até as pedrinhas que ornamentam o espaço, tudo foi cuidadosamente planejado pelo proprietário para tornar o posto um ponto de encontro das famílias da região.

Hoje, o Moleke Travesso, que recebeu esse nome em homenagem ao antigo apelido do Clube de Futebol Juventus, está ainda mais bonito. Rogério Favale conta que além de readequar a comunicação visual do posto aos atuais padrões de Petrobras, também substituiu a testeira pelo novo modelo da companhia e reformou o telhado e forro da pista.

A dica do proprietário para outros revendedores que sonham em ter o seu posto eleito o mais bonito do país é “não desprezar os detalhes”. Segundo ele, a apresentação dos funcionários, o atendimento e a conservação do estabelecimento devem ser vistos pelo proprietário sob a ótica dos clientes.

Posto Vila Monte Verde – São Paulo (SP)    

Bonito desde sempre  

 Mesmo depois de quase quatro anos de ter sido eleito o mais bonito do Brasil, o visual contemporâneo e o atendimento de primeira ainda são destaque no Vila Monte Verde.  

Ele já nasceu bonito. Inaugurado no mesmo ano em que levou para casa o troféu de Posto Mais Bonito do Brasil, em 2007,  o Auto Posto Vila Monte Verde não tem apenas beleza, “mas sofisticação”, como anunciado na edição da revista Posto de Observação que apresentou os vencedores do concurso naquele ano. 

Construído em uma área nobre do bairro do Morumbi, na capital paulista, o posto que ostenta a bandeira da BR, é totalmente adequado ambientalmente e ainda hoje se destaca pela modernidade de suas instalações.     

Aliás, para Felipe Navarro, um dos sócios do Vila Monte Verde, além dos produtos e serviços de qualidade, o excelente atendimento da equipe foi um fator importante para que o posto se sagrasse campeão. Tanto que a vitória, segundo explicou, funcionou “como marketing interno, como motivação para a equipe” e o dinheiro recebido na premiação foi aplicado na realização da festa de final de ano da Rede Hungria – da qual o Vila Monte Verde faz parte – que aconteceu no Jockey Clube paulista.   Navarro conta, inclusive,  que o padrão de qualidade que garantiu a primeira colocação no concurso passou a ser referência no posto.  

A loja de conveniência do estabelecimento –  que também foi agraciada com o primeiro lugar na categoria no mesmo ano  –  é outro atrativo para a exigente clientela da região.