por Cristiane Collich Sampaio, Denise de Almeida e Márcia Alves

Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal. Datas consideradas ‘quentes’ para todo o comércio. Para muitos, as vendas aumentam, duplicam, até triplicam no período de datas sazonais, quando, em geral, são injetados bilhões de reais na economia brasileira. O posto de combustíveis, no entanto, comércio atípico, sem portas nem vitrines, parece não fazer parte deste universo tão lucrativo.

Mas, como, então, incrementar as vendas em períodos como estes? Segundo Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, divulgar é importante. “Eventos sazonais trazem desafios e oportunidades para o varejo e a demanda tem grande variação. É hora de aparecer para o público de uma forma mais ostensiva”, afirma.

E, a despeito de ser, de fato, um varejo diferenciado, muitos dos aspectos desenvolvidos em cartilhas e manuais do Sebrae-SP para orientar empresários de outros segmentos a impulsionarem suas vendas, ainda assim, podem ser aplicados nos postos e, complementarmente, nas lojas de conveniência.

Segundo o Programa Venda Melhor, desenvolvido pela entidade, terá sucesso quem estiver mais bem preparado e que tenha feito a lição de casa com a devida antecedência. O material, detalhado, ensina valiosas orientações ao varejista para evidenciar a empresa e os produtos gastando pouco ou ainda a custo zero – apenas usando e abusando da criatividade, incluindo desde dicas como organização da loja até a importância do bom atendimento. 

Uma vez que não há vitrines que possam seduzir o consumidor, a aposta do revendedor deve se concentrar em outro atrativo: fazer o cliente sentir-se exclusivo, único e especial. E isso compreende estar muito além do bom atendimento.

Fidelizar e inovar

“Não basta tratar bem, isso é o básico”, informa o guia. O cliente quer ser percebido e valorizado. Por isso, conhecer suas preferências e hábitos de consumo é fundamental. E a vantagem competitiva é para quem tem um bom cadastro de seus clientes e o usa de forma correta. Além de manter os clientes já conquistados, um bom cadastro, segundo o programa do Sebrae, serve também para captar consumidores potenciais e até recuperar clientes perdidos. Por isso, o revendedor deve aproveitar para fidelizar. 

Haroldo Eiji Matsumoto, consultor de marketing do Sebrae-SP, entende a dificuldade dos revendedores de combustíveis em criar oportunidades de vendas em eventos sazonais, especialmente para aqueles que estão atrelados aos programas de marketing de distribuidoras. Ainda assim, “até para tentar inovar neste segmento”, ele enxerga inúmeras ações que podem compor uma boa campanha mercadológica baseada em temas relacionados às datas festivas. Acompanhe suas dicas!

- Comunicação visual – crie o tema da campanha explorando a data, envolvendo uma premiação. (Dia dos Namorados, por exemplo, pode ser um jantar a dois ou uma viagem romântica);

- Decoração do local – use bexigas, faixas (dentro do permitido pela legislação, claro!), componha e abuse das cores. Se quiser, crie até uma cenografia com o tema da campanha;

- Material impresso – o folheto promocional da campanha pode ser entregue ao consumidor no momento da emissão do cupom fiscal;

- Crie jalecos, camiseta, bonés, crachás com tema da campanha para identificar os funcionários;

- Distribua adesivos pertinentes ao tema da campanha para fixar no vidro do carro e, ao mesmo tempo, divulgar a promoção do seu posto na rua;

- Utilize o cadastro de clientes para fortalecer a campanha através de mídias sociais e e-mail marketing;

- Campanha de incentivo para equipe – vincule a oferta de serviços ou combustível premium atrelado à campanha. Por exemplo, cada frentista tem que vender cinco trocas de óleo ou mil litros de gasolina aditivada para ganhar um bônus dentro da campanha; - Se possível, utilize o comércio local para divulgar a promoção;

- Se houver verba, anuncie na mídia local, como revista, rádio e jornal;

- Se o posto independente não tiver verba, pode se associar a outros postos de combustível independentes e, juntos, somarem as verbas de marketing para fazer uma campanha maior.

STOP CENTER CONVENIENTE

São Paulo – SP

Arthur Etzel e João Arroio (proprietários)

“É preciso se distinguir dos demais, nem que seja por meio do sorriso do frentista ou da oferta de uma balinha de hortelã.”

O Stop Center, localizado no bairro da Pompéia, em São Paulo (SP), é hoje um centro de conveniência, quase um shopping. Reúne, numa praça de alimentação, diversos restaurantes e casas de lanches; possui empório, lavanderia, sapataria, drogaria, serviço de odontologia 24h, revistaria, salão de estética entre outras atividades, incluindo lavagem e lubrificação de veículos, além, é claro, da revenda de combustíveis.

“Procuramos oferecer promoções em parceria, constantemente, em diferentes dias da semana, não apenas em datas especiais, algumas vinculadas ao abastecimento. Mas é difícil que todas as empresas participem”, revela Arthur Etzel, um dos proprietários. “Em maio, por exemplo, fizemos uma promoção para as mães: preço especial para uma garrafa de espumante mais um tablete de chocolate”, ilustra. A divulgação é feita tanto no Stop Center quanto no site e na página do Facebook.

“Fazemos promoções há muitos anos, como forma de diferenciação no mercado, de agregar valor ao produto e ao serviço. Saímos da guerra de preços. Analisamos outros mercados, o varejo no exterior, e concluímos que se não se tem margem, não é possível fazer muito”, avalia, mas, segundo ele, “é preciso se distinguir dos demais, nem que seja por meio do sorriso do frentista ou da oferta de uma balinha de hortelã”.

Ele diz que não faz pesquisas com os clientes: “Já experimentamos de tudo e sabemos o que dá resultado. Mas nossas estratégias têm sempre o respaldo de um profissional, pois, para que algo dê certo, precisa ser muito bem feito.”

Auto Posto CECAP Ltda
São José do Rio Preto – SP 
Ivan Aliberti Barbosa Silva (proprietário)

“Oferecemos itens que surpreendem o consumidor, que não espera por nada.”

No Auto Posto Cecap, de São José do Rio Preto (SP), as promoções, sejam em datas especiais sejam de oportunidade, procuram não apenas fidelizar os clientes do posto, mas também levá-los a conhecer as outras atividades do estabelecimento, como a loja de conveniência e a padaria, inaugurada há cerca de um ano.

“Distribuímos vales na pista, de cinco pãezinhos ou de brioches, para clientes mais assíduos, para que conheçam a loja e a padaria. Isso tem dado certo”, afirma o proprietário Ivan Aliberti Barbosa Silva. “Se conseguirmos trazer para a loja uns 40% dos clientes do posto, será ótimo”, acrescenta.Ele diz que o investimento em promoções costuma ser pequeno e vale a pena, e que o resultado financeiro não é imediato, surgindo ao longo do tempo, com a fidelização. “Oferecemos itens que surpreendem o consumidor, que não espera por nada”, diz.
No Dia das Mães, presenteia as mulheres com rosas e bombons; no das Crianças, as atendentes da loja fazem pinturas no rosto dos pequenos; na Páscoa há o sorteio, na loja, de cestas de chocolates e, no Natal, de CDs e outros itens recebidos de fornecedores.
“Para o próximo Dia dos Namorados, pretendemos oferecer aos clientes que adquirirem pelo menos R$ 20 em combustível um cupom para participar do sorteio de um jantar a dois em uma cantina italiana da cidade“, anuncia.

Além de, oportunamente, expor na loja produtos de época, como ovos de Páscoa, panetones no Natal e kits especiais de cervejas para o Dia dos Pais, o Cecap mantém um calendário promocional ao longo do ano.

Postos Portal de Santos

Santos – SP

Ricardo Rodriguez Lopez (proprietário)

“Na maioria das vezes, as promoções fazem grande sucesso e conseguimos atingir nossos objetivos. Mas, o maior benefício é ter nossa marca lembrada pelos clientes”.

No litoral paulista, a rede de postos Portal de Santos se destaca da concorrência por meio de investimentos em promoções em datas especiais. De acordo com o proprietário Ricardo Rodriguez Lopez, a escolha do tipo de ação promocional é planejada a cada semestre em conjunto com uma agência de publicidade. “Escolhemos algumas datas especiais para premiar e presentear nossos clientes. Neste ano já trabalhamos com promoções no Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães e outras datas que divulgamos apenas em nossa rede social”, informa.

Segundo Lopez, depois de escolhidas as datas, o posto procura parceiros para realizar as promoções em conjunto, reduzindo custos com material impresso, brindes e prêmios. No Dia do Meio Ambiente, por exemplo, comemorado em junho, o posto distribuiu sementes; no Dia da Mulher, as clientes recebem bombons. “No ano passado realizamos diversas promoções e já premiamos nossos clientes com helicópteros de controle remoto, bicicletas elétricas, bicicletas dobráveis, máquinas fotográficas, GPS e até tablets”, afirma.

Lopez acrescenta, ainda, que as promoções não têm cunho comercial. “Não vendemos produtos específicos para essas datas especiais, mas procuramos criar estratégias para aumentar o ticket médio de abastecimento ou as vendas em uma unidade de negócio específica, como troca de óleo, loja de conveniência e lavagem de veículos”, diz.

O proprietário ressalta que o objetivo das promoções e comemorações de datas especiais é premiar e conquistar novos clientes. Além disso, o posto também aproveita para divulgar produtos e serviços, aumentar o volume de vendas e, ainda, fidelizar clientes. “Na maioria das vezes as promoções fazem grande sucesso e conseguimos atingir nossos objetivos”, analisa.