por Denise de Almeida


 



A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) assinou protocolo de intenções com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para ampliar as atividades da agência na região. A iniciativa prevê também a instalação de um escritório da ANP em Manaus. “Não faz sentido o escritório de Salvador fiscalizar e monitorar as atividades na Amazônia. Além disso, é preciso fazer com que as coisas fluam também fora do eixo do sudeste do país”, disse o diretor da ANP, Allan Kardec.  


O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, destacou que a região amazônica tem o equivalente a 60% do território brasileiro e que atualmente o estado do Amazonas já é o segundo maior produtor de gás no Brasil. “A presença da ANP aqui é muito importante, porque a região tem características que necessitam uma atuação diferenciada", disse durante a cerimônia de assinatura.  


O convênio entre a ANP e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também foi citado, destacando sua importância no estudo e na qualidade do combustível comercializado nos postos de Manaus, além das pesquisas sobre o Gás Natural Veicular (GNV).