por Márcia Alves

Melhor performance, menor consumo e menos poluente. Apesar destas vantagens, os veículos movidos a diesel continuam com a venda proibida no país desde 1976, época da crise do petróleo. Mas as montadoras e a Petrobras deram sinais de que, talvez, em breve os carros a diesel possam voltar às ruas. No Fórum Diesel 2011, realizado recentemente, o representante da Petrobras disse que mantido o cenário de crescimento econômico pelos próximos anos, a liberação desse tipo de veículo poderá ocorrer em 2014. Até lá, a empresa espera já ter conseguido atender a demanda de um diesel menos poluente, sem precisar recorrer à importação.

A montadora PSA Peugeot Citröen, por exemplo, já produz no Brasil um modelo, o Citroën C3, em versão diesel para exportação. Caso haja liberação da venda desse veículo no país, a previsão é de uma grande demanda até 2020. De acordo a estratégia corporativa da Petrobras, as condições para liberação do diesel em veículos leves no Brasil dependem de demanda, oferta e política. Estima-se que a principal demanda seja para os veículos de frotas comerciais e taxis.

Já a oferta, as montadoras de demonstraram que possuem interesse e tecnologia para produzir. Quanto à política, tramita no Senado Federal uma proposta para liberação da comercialização de carros a diesel, de autoria do senador Gerson Camata, que foi aprovada em uma das comissões, mas ainda não há previsão de votação em plenário. A esperança é que isso não se torne um empecilho.