por Cristiane Collich Sampaio


 


Até o final de 2007 a AleSat pretende somar mais 200 postos a sua rede no país, que até o final do ano passado era composta de 1,1 mil estabelecimentos. A estratégia da empresa é selecionar os novos postos que portarão sua bandeira entre seus atuais clientes independentes, especialmente os do interior. Deverão ser mantidas as duas marcas ALE, no Sudeste, Centro-Oeste e Sul, e SAT, no Norte e Nordeste, como vem acontecendo desde a fusão das duas empresas, iniciada em abril de 2006, e que deverá ser concluída ainda neste primeiro trimestre.


Mas este é apenas um dos objetivos da companhia em 2007. Hoje ela já tem a mistura B2 (diesel com 2% de biodiesel) em 260 postos do país, mas pretende poder oferecê-la em toda a rede e, possivelmente, por meio do Grupo Asamar, do qual faz parte, investir em óleos vegetais, para produção de biodiesel.


Outras metas


Além disso, deverá haver incremento no setor de conveniência, para chegar ao final do ano com lojas em 10% dos postos, bem como no relacionamento com os re­vendedores. O vice-presidente da Alesat, Jucelino Sousa, anuncia que serão intensificados os encontros e ressalta que a companhia continuará buscando inovações em todos os campos, que atendam regionalmente as necessidades de seus parceiros.


Souza afirma que será enfatizada a qualidade dos produtos, por meio do programa Ligado na Qualidade, para que a companhia continue entre as primeiras colocadas do ranking de qualidade mensalmente divulgado pelo órgão regulador. Também está prevista a conclusão do processo de certificação de suas instalações, em três das categorias de normas ISO.


Em 2007 ainda deve ocorrer a inauguração de sete bases e sete filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Pará, Paraná e no Distrito Federal, e, até 2010, a ampliação da frota própria de caminhões de 100 para 250.


No ano passado, a empresa movimentou 2,7 bilhões de litros de combustíveis, com crescimento nas vendas de 9,5%. Segundo Souza, isso representou 20% a mais que a soma dos resultados obtidos individualmente pela ALE e pela SAT, em 2005.