por Cristiane Collich Sampaio


 


A Texaco acaba de comemorar a doação de um milhão de livros paradidáticos a escolas e instituições públicas e não-governamentais do país. A iniciativa está inserida no projeto Semeando Cidadania na Escola, criado em 2004, em parceria com a Fundação Educar Dpaschoal, que envolve o trabalho voluntário de motoristas, funcionários de diversas áreas e clientes da empresa, como os postos de revenda.


Esse é um dos principais projetos desenvolvidos pela Chevron no Brasil, detentora da marca Texaco, e, segundo o responsável pela área de Responsabilidade Social da empresa, Luiz Fernando Rodrigues, utiliza uma verdadeira rede de solidariedade: “a idéia da rede é não apenas captar recursos para ações isoladas, mas criar conexões entre funcionários, clientes, fornecedores e parceiros, com o objetivo de gerar comprometimento muito maior”.


As cidades são indicadas por diversos órgãos e parceiros, inclusive por secretarias da Educação, enquanto que a definição das escolas e a entrega dos livros conta com a participação de clientes e de proprietários de postos locais.


Os livros são temáticos e enfocam temas como reciclagem, meio ambiente, Aids e folclore, entre outros. A partir de 2000 a Chevron se intensificou na área social, concentrando-se atualmente nos projetos Programa Alfabetização Solidária e Coleta Seletiva de Lixo, além do Semeando.