por Cristiane Collich Sampaio


 


Após a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro e das atividades de distribuição da Repsol no Brasil, a ALE – que é a quarta distribuidora do país, em número de postos – se voltou para outros projetos. “A absorção das empresas foi muito tranqüila, sem a necessidade de ampliar o número de executivos” comenta Jucelino Souza, vice-presidente da ALE, mas informa que a administração sofreu mudanças, com o objetivo de tornar mais rápida a tomada de decisões.


“Antes existia o consultor de negócios, que fazia a ligação entre a distribuidora e o revendedor, depois o gerente, o diretor e, conforme a caso, o vice-presidente”, diz ele, assegurando que agora foi suprimida uma etapa – a dos consultores. “Hoje, 90% das necessidades dos revendedores – ou mais ainda – são resolvidas ou pelo gerente – que é quem atende diretamente os postos e tem autonomia – ou pelo diretor”, esclarece. Com isso a estrutura de decisões tornou-se mais enxuta e ágil e ele passou a ter “mais tempo para pensar em estratégias”.


 


Premiações de 2009


 


Essa reformulação administrativa, que está no seu quarto mês de implantação, deverá melhorar ainda mais o relacionamento entre a companhia e seus clientes, o qual já gerou prêmios para a ALE em 2009. Sua política de atendimento foi premiada duplamente neste ano.


No dia 25 de maio, pela sétima vez consecutiva, a companhia foi a vencedora do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria Petróleo. No dia 18 de junho, para comemorar o 10º ano da premiação – que é organizada pelo Grupo Padrão com avaliação do instituto GFK Brasil –, foi realizado pela primeira vez, o evento Campeões da Década, que homenageará as empresas e executivos que mais se destacaram nesse período. A ALE foi reconhecida como Empresa da Década, enquanto que Sérgio Cavalieri, presidente do conselho de administração da companhia, foi escolhido como o CEO da Década. “O atendimento sempre foi uma obsessão em nossa empresa, pois acreditamos que é um diferencial percebido e valorizado pelos clientes, além de gerador da sustentabilidade para o nosso negócio”, destaca Cavalieri. Para o presidente da distribuidora, Marcelo Alecrim, “receber a premiação foi, sem dúvida, uma grande conquista para a ALE, que preza a relação com seus revendedores”.


 


Base pioneira


 


Além dessa conquista, no dia 2 de junho a ALE inaugurou sua primeira base primária no Oeste da Bahia. A base – que recebeu investimentos de R$ 4 milhões – está instalada no município de Luís Eduardo Magalhães, a 90km de Barreiras, e deverá movimentar cerca de 13 milhões de litros de combustíveis por mês.


Esta é a primeira base própria de uma distribuidora na região, que até então era atendida somente por transportadores revendedores retalhistas (TRRs). “Somos a primeira e única distribuidora naquela área com base certificada nas normas ISO 9000, ISO 14000 e OHSAS (18000)”, afirma Alecrim, destacando que a unidade, totalmente automatizada e informatizada, possui laboratório próprio e será abastecida por meio de caminhões-tanque.

Os principais clientes da ALE são as agroindústrias, além de parte dos postos revendedores dos estados do Piauí, Tocantins, Bahia e Goiás.