por Cristiane Collich Sampaio


  


Eles sofrem as naturais restrições físicas decorrentes do avanço da idade, mas as características e os hábitos de consumo dessa geração continuarão sendo muito diferentes dos de idosos de gerações passadas. E mais: eles são muitos!


A expressão inglesa baby boom define um período de crescimento acentuado da taxa de natalidade. Mas o termo baby boomer acabou por batizar os integrantes de toda uma populosa geração nascida entre 1946 e 1964. Geralmente o termo se aplica aos norte-americanos, porém, não se pode negar que o fenômeno do crescimento populacional no pós-guerra atingiu todos os países, em maior ou menor grau.


Hoje os nascidos naquela fase têm entre 44 e 62 anos e perspectiva de vida próxima dos 80, exigindo do setor produtivo o atendimento de suas novas demandas. Além disso, a exemplo do que ocorre no resto do mundo, também no Brasil a pirâmide etária está se invertendo: em menos de quatro décadas, o número de pessoas com mais de 60 anos superará o de jovens, conforme atestam estudos do IBGE. E, mais um detalhe: a maioria será de mulheres.


 


Dicas úteis


 


Tony Bernstein, coordenadora da Associação Cultural Cidadão Brasil e do Portal Terceira Idade (www.portalterceiraidade.com.br), lembra que idosos têm muito tempo livre e que “os que têm saúde são muito ativos e estão abertos a novidades, buscando tecnologia, parceiros, diversão e seus direitos”.


Para os postos que desejarem cativar esses clientes, Tony recomenda respeito, antes de tudo, e a realização de uma pesquisa sobre suas preferências e sugestões. Porém, independentemente disso, propõe a oferta de produtos, serviços e atendimento diferenciados, com equipe treinada, já que, conforme assinala, “eles têm um tempo mais lento”. Entre os produtos, ela cita fraldas geriátricas, livros sobre saúde e sexualidade na terceira idade, barras de cereais, alimentos e bebidas dietéticos e com baixas calorias e complementos vitamínicos.


Serviços e atenções exclusivos, segundo Tony, também são bem vindos e podem contribuir para melhorar da imagem do estabelecimento perante os consumidores em geral. Distribuição do Estatuto do Idoso; cartão fidelidade da terceira idade, com descontos em produtos e serviços; e bomba preferencial, também para gestantes e deficientes, tendo próxima a máquina para cartões de crédito e débito, e atendimento personalizado, foram citados. Além disso, parcerias podem ser formalizadas com academias e centros culturais, por exemplo, para oferta de descontos e divulgação da programação.