por Cristiane Collich Sampaio

Jantar completo, com sobremesa, para duas pessoas, num restaurante português, por cerca de R$ 40; estadia de dois dias, para casal, em pousada requintada, em Visconde de Mauá (RJ), por pouco mais de R$ 200; mensalidade em academia por R$ 50, aproximadamente.

Esses são alguns exemplos das promoções – com custos até 90% inferiores aos preços normais de produtos ou serviços – disponíveis nos sites de descontos ou de compras coletivas, como o ClickOn, Peixe Urbano, Imperdível e Groupalia, só para citar alguns, e que milhões de internautas – cadastrados ou não – recebem, diariamente, por e-mail.

Restaurantes, bares, centros de estética, SPAs, escolas de mergulho, lojas em geral, hotéis e pousadas, teatros, cinemas, companhias aéreas, academias, entre uma infinidade de outros estabelecimentos, procuram incentivar os clientes a experimentar seus produtos e serviços por meio de promoções.

Para as empresas o sistema parece valer à pena, pois garante ampla divulgação a um custo relativamente pequeno (redução da margem de lucro nos produtos ofertados e pagamento do site, valor que, em geral, corresponde a um percentual sobre as vendas). E já virou mania entre os usuários, que, no Brasil já somam algo em torno de oito milhões. Nos EUA, onde a febre envolvendo essa modalidade de comércio eletrônico começou há mais tempo, o faturamento do segmento, em 2009, foi de US$ 250 milhões.

Rápido e fácil

O sistema das chamadas compras coletivas é bem simples. É feito o anúncio de uma promoção e, dentro de um prazo determinado (geralmente 24 horas) ela é acionada por um número mínimo de compradores. Caso esse número não seja atingido, a oferta e o pagamento são cancelados. Mas isso dificilmente acontece, também graças às redes sociais e aos descontos adicionais para o usuário para cada amigo que indicar.

As compras podem ser feitas nos sites por meio de cartão de crédito ou, ainda, cartão de débito e outras formas de pagamento online. Uma vez aprovada a compra, o usuário recebe seu cupom codificado por e-mail, o qual deverá ser impresso e apresentado  no respectivo estabelecimento, para obtenção do desconto.

Serviço

Aqui, alguns dos muitos sites especializados, que operam no Brasil (verifique se atendem sua cidade). Confira:

· ClickOn: www.clickon.com.br

· ClickCupom: www.clickcupom.com.br

· CityBest: www.citybest.com.br
· Clube do Desconto:
www.clubedodesconto.com.br

· Clube Urbano: www.clubeurbano.com.br

· Groupalia: www.groupalia.com.br

(Também no México, Itália e Espanha.)

· Imperdível: www.imperdivel.com.br