por Denise de Almeida

São apenas 140 caracteres, não mais que meia dúzia de palavras, e você tem que transmitir uma ideia, um pensamento, uma mensagem. Tudo em duas linhas.  Essa é a proposta do Twitter. 

De acordo com especialistas, o microblog é uma eficaz ferramenta de marketing, já amplamente difundido entre as empresas brasileiras, e uma arma poderosa para ajudar a entender o que querem os consumidores de hoje.  Na esteira dessa onda virtual, os blogs, Facebook e o Orkut também são outras mídias sociais largamente difundidas por aqui. 

Úteis para disseminação de informação rápida (e barata!), as mídias sociais têm sido grande aliadas das empresas que a utilizam para divulgar produtos, serviços, fortalecer a sua marca e, principalmente, ouvir, em tempo real, o que pensam os seus consumidores.   

No caso dos postos de combustíveis, a semente já foi lançada.   Ainda que timidamente, muitos revendedores já se arriscam nessa nova modalidade de marketing, o digital.  Numa rápida pesquisa em comunidades no Orkut, por exemplo, é possível encontrar mais de 1 mil delas com a citação ‘posto’. 

Cuidado e dedicação 

Contudo, ao se optar pelo marketing digital, o principal cuidado a se tomar é com o próprio material a ser publicado, que deve ser de interesse dos seguidores. A quantidade de conteúdo  vai determinar a necessidade de ter alguém focado no assunto.  “Quanto maior o volume e mais estratégica for a utilização das mídias sociais, melhores serão os resultados”, afirma. 

Especialmente, nos postos de combustíveis, entretanto, a função das redes sociais não se estende à efetivação do negócio.  Ela restringe-se à aproximação entre as partes e é mais bem absorvida em longo prazo.