Por Denise de Almeida

 

A internet e a facilidade de acesso via dispositivos móveis tem gerado uma infinidade de novos  serviços e/ou facilitado em muito a contratação de outros.  E o céu é o limite. Desde uma  simples manicure até o aluguel de um helicóptero para um transporte rápido ou a contratação  de um serviço de prostituição. Tudo está na palma da mão.

Nos EUA, pelo menos cinco empresas, em cidades como San Francisco, Los Angeles, Palo  Alto, Nashville, Tennessee e Atlanta, estão abastecendo o carro de clientes via aplicativo. O  serviço é simples: através do smartphone, o cliente marca hora e local de preferência para o  abastecimento.  A empresa desloca-se, então,  até o ponto combinado com um caminhão ou  caminhonete devidamente equipado com extintores de incêndio, cones de sinalização,  produtos para absorver derrames e, claro, a máquina de cartão de crédito, a um custo de 5  dólares por abastecimento.  As informações são da Bloomberg Technology, que também afirma  que, ainda assim, o preço é mais baixo do que nos postos que estão mais perto do local onde o  automóvel está sendo abastecido.

O negócio tem sido tão vantajoso que já há empresas com frota de mais de 80 veículos; uma  delas, inclusive,  dispõe de tecnologia que permite saber quando o tanque do carro do cliente entra na  reserva.

Apesar de o serviço americano já estar disponível há mais de um ano para os consumidores,  muita polêmica tem sido criada, especialmente pelo aspecto da segurança. Enquanto o Corpo  de Bombeiros afirma que a lei não permite que empresas entreguem gasolina a consumidores,  os empreendedores questionam sua ilegalidade.  “É mais uma daquelas coisas que ainda  ninguém pensou, tal como aconteceu com o Uber”,  revelou Daniel Curry, representante dos  Bombeiros de Los Angeles.

A controvérsia é tão grande que o Uber é tema de discussão da eleição presidencial norte-americana, com a candidata democrata Hillary Clinton avisando que esse modelo de trabalho  precisa ser “olhado com mais cuidado”.  Novas regulações deverão vir por aí e isso pode ser  um golpe fatal neste tipo de empresa.