por Denise de Almeida


 



Estimativas do Ministério da Fazenda indicam que, em 2020, 1,6 milhão de carros no Brasil serão elétricos ou híbridos, e que esse número saltará para 22,7 milhões em 2030. Embora oficialmente já sejam vendidos no país carros elétricos híbridos, esta tecnologia ainda está longe de se popularizar, mas, já em 2011, fabricantes arriscam a colocar alguns de seus modelos nas ruas.  


 


Porsche Cayenne S Hybrid  


Apresentado durante o Salão do Automóvel, que aconteceu em outubro, em São Paulo, a Porsche traz o esportivo Cayenne na versão S Hybrid. O modelo, que vai começar a ser vendido no Brasil nos primeiros meses de 2011, apresenta motor a combustão V6 3.0, com supercompressor e 333cv de potência. Aliado a ele, um módulo híbrido com embreagem e um motor elétrico com 47cv entregam ao carro uma potência máxima de 380cv. Os dois podem funcionar em conjunto ou não, sendo que a possibilidade de combinação tem um só objetivo: economia. O sistema de inteligência do carro pode desligar o motor a combustão a partir de uma desaceleração aos 156 km/h. Abaixo dos 60 km/h, o carro consegue rodar apenas com o elétrico, que também funciona como recarregador da bateria. O preço ainda não foi divulgado. 


 


BMW Active Hybrid 7   


Confirmado para chegar no segundo trimestre de 2011, o BMW Active Hybrid 7 é a aposta da montadora para juntar eficiência e luxo em um mesmo carro. O veículo terá motor V8 movido a gasolina com tecnologia BMW TwinPower Turbo, além de um motor elétrico trifásico. A combinação garante uma potência máxima de 465cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h. Esse é o primeiro veículo da BMW com caixa de câmbio com função Auto Start Stop. O mecanismo evita que o motor de combustão funcione lentamente quando o carro fica preso em engarrafamentos. Além disso, como o sistema de ar condicionado é ligado à rede de baterias de íons de lítio, o resfriamento é garantido mesmo com o motor desligado.  


  


Ford Fusion Hybrid  


Combinando o funcionamento dos motores elétrico e a combustão, o Fusion Hybrid conta com uma potência de 193cv, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km em 9,1 segundos. O sistema de freios regenerativos recupera até 94% da energia que normalmente seria perdida por atrito, carregando automaticamente a bateria de níquel – metal que alimenta o motor elétrico. Sozinho, o motor elétrico do Fusion Hybrid é capaz de fazer o carro andar em velocidades inferiores a 75 km/h sem qualquer ajuda do motor tradicional. Apenas quando o motorista precisa acelerar é que o motor a combustão entra em ação. O resultado: na cidade, o consumo médio de gasolina é de 12,1 km/l, equiparando o veículo a um popular básico, sem direção hidráulica ou ar condicionado. A versão única do Fusion Hybrid será vendida por R$ 133.900.  


 


Porsche Cayenne S Hybrid


Apresentado durante o Salão do Automóvel, que aconteceu em outubro, em São Paulo, a Porsche traz o esportivo Cayenne na versão S Hybrid. O modelo apresenta motor a combustão V6 3.0, com supercompressor e 333cv de potência. Aliado a ele, um módulo híbrido com embreagem e motor elétrico com 47cv entregam ao carro uma potência máxima de 380cv. Os dois podem funcionar em conjunto. O sistema de inteligência do carro pode desligar o motor a combustão a partir de uma desaceleração aos 156 km/h. Abaixo dos 60 km/h, o carro consegue rodar apenas com o elétrico.


 


BMW Active Hybrid 7


Confirmado para chegar no segundo trimestre de 2011, o BMW Active Hybrid 7 é a aposta da montadora para juntar eficiência e luxo em um mesmo carro. O veículo terá motor V8 movido a gasolina com tecnologia BMW TwinPower Turbo, além de um motor elétrico trifásico. A combinação garante uma potência máxima de 465cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h. Esse é o primeiro veículo da BMW com caixa de câmbio com função Auto Start Stop. O mecanismo evita que o motor de combustão funcione lentamente quando o carro fica preso em engarrafamentos. Além disso, como o sistema de ar condicionado é ligado à rede de baterias de íons de lítio, o resfriamento é garantido mesmo com o motor desligado.


 


Ford Fusion Hybrid


Combinando o funcionamento dos motores elétrico e a combustão, o Fusion Hybrid conta com uma potência de 193cv, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km em 9,1 segundos. O sistema de freios regenerativos recupera até 94% da energia que normalmente seria perdida por atrito, carregando automaticamente a bateria de níquel – metal que alimenta o


motor elétrico. Sozinho, o motor elétrico do Fusion Hybrid é capaz de fazer o carro andar em velocidades inferiores a 75 km/h sem qualquer ajuda do motor tradicional. Apenas quando o motorista precisa acelerar é que o motor a combustão entra em ação.