por Cristiane Collich Sampaio


 



Apesar de seu alto custo, é difícil para um comerciante resistir à pressão dos consumidores, que cada vez mais preferem usar cartões de crédito como forma de pagamento. Atualmente, ao aceitar essa modalidade, os postos pagam taxas mensais de administração entre 2% e 3% do seu faturamento às operadoras de cartões, fora a mensalidade da máquina de leitura (POS), e recebem o montante de suas vendas em 30 dias.


No entanto, o sindicato paulista (Sincopetro) obteve uma grande conquista: selou um termo de compromisso com o Hipercard/Unibanco, garantindo aos empresários da revenda taxas de administração menores e prazos para reembolso mais curtos que os praticados por outras bandeiras para o mercado paulista.


Mas, para usufruir dessas vantagens, o revendedor precisa ser associado do Sincopetro e ter conta no Unibanco. Conforme explica o diretor administrativo da entidade, Genaro Maresca, os revendedores que tiverem pendências terão prazo de 60 dias para regularizar sua situação; depois desse período deixam de gozar dos benefícios dessa parceria.


 


Facilidades adicionais


Atualmente o Hipercard é a terceira maior bandeira do país, com 10 milhões de cartões em uso e 400 mil estabelecimentos credenciados. Ao falar da parceria, Daniel Nery Leite, gerente de Negócios do Unibanco, afirma que “hoje o Hipercard investe em visibilidade e o segmento de postos de serviços é um dos nichos com maior movimento de pessoas”, o que justifica a oferta de condições diferenciadas.  Porém, esclarece que o contrato deverá ser assinado diretamente entre a bandeira e cada empresário, podendo contemplar facilidades adicionais.


Nery anuncia que exclusivamente na nova agência do banco na Av. Paulista (Center 3) os clientes Hipercard-Sincopetro terão linha de crédito pré-aprovada, enquanto que nas demais a liberação do crédito deverá seguir os trâmites usuais.


A campanha de divulgação já começou na capital e em breve se estenderá para as subsedes do sindicato do interior. Os postos que se tornarem clientes terão sinalização padronizada. Como parte do projeto, o executivo adianta que estão sendo estudadas campanhas de incentivo, pois, “quanto maior a adesão, maiores serão os benefícios para todos”.