por Denise de Almeida


 


Drama em São Paulo


Ensaio sobre a Cegueira


 


Um dos lançamentos mais festejados de 2008, Ensaio sobre a Cegueira reúne o talento de dois artistas festejadíssimos pela crítica: Fernando Meirelles, o cineasta brasileiro que vem conquistando o mundo desde o sucesso de Cidade de Deus; e José Saramago, escritor premiado com o Nobel de Literatura em 1998.


A produção (estrelada por nomes como Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga e Gael Garcia Bernal) mostra a luta de diversas pessoas para sobreviver em meio a uma misteriosa epidemia de cegueira que assola uma cidade – situação que faz os habitantes do local atingirem um estado próximo à selvageria. E, para os brasileiros, a produção, muito elogiada por crítica e público, torna-se motivo de orgulho, já que diversas cenas foram realizadas na cidade de São Paulo.


 


Romance em Barcelona


Vicky Cristina Barcelona


 


Com o luxuoso visual do Mediterrâneo e a sensualidade de Barcelona, Vicky Cristina Barcelona, o novo filme de Woody Allen (estreou nas telas brasileiras em novembro passado) é uma engraçada e liberal celebração do amor e todas as suas configurações.


Duas jovens americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) viajam para a capital catalã para passar as férias. Vicky é centrada, prática. Cristina é o oposto: impulsiva, meio-artista. Em Barcelona, as duas visitam os cartões postais da cidade, vagueiam pelas ruas ensolaradas e numa noite conhecem Juan Antonio (Javier Bardem), um carismático pintor, que ainda está envolvido com sua ex-esposa tempestuosa Maria Elena (Penélope Cruz).


Vicky Cristina Barcelona é um dos filmes de verão mais charmosos dos últimos anos. E toda a estética, o espírito e a beleza da cidade extravasam na tela do cinema.


 


 


Crime em Nápoles


Gomorra


 


Poder, dinheiro e sangue: esses são os ‘valores’ que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer as regras do sistema chamado Camorra. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas profundamente afogado na realidade.


O roteiro de Gomorra é baseado no livro homônimo de Roberto Saviano, que, por sua vez, baseou-se em suas próprias investigações para escrever o livro com tamanho realismo que, ameaçado pela Camorra, vive sob proteção policial há dois anos. Mais um motivo para criar um certo ‘mito’ em torno deste filme, representante italiano a uma possível indicação ao Oscar 2009.