por Denise de Almeida


 


São Paulo


MASP – Museu de Arte de São Paulo


Considerado o mais importante museu de arte ocidental do hemisfério Sul, o MASP possui cerca de 8 mil peças em seu acervo, onde pode se apreciar obras de pintores da escola italiana e da chamada Escola de Paris, além de muitos brasileiros.


O museu também abriga esculturas célebres, como os mármores da deusa grega Higéia do século IV a.C., e a coleção de 73 esculturas de Degas, que só podem ser vistas integralmente no MASP, no Metropolitan Museum de Nova York, ou no Museu D`Orsay, em Paris.


Isso sem contar o edifício sede do museu, que é um ícone da cidade, com um vão livre de 74 metros, onde também acontecem eventos culturais.


Rio de Janeiro     


MAM – Museu de Arte Moderna    


Lugar historicamente privilegiado da vanguarda e do experimentalismo no país, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro viu nascer parte considerável de nossos movimentos artísticos e lançou muitos artistas importantes. Contudo, o incêndio de 1978 pôs a perder todo o esforço das décadas anteriores e muito pouca coisa pôde ser salva.    


Atualmente, com cerca de onze mil obras, seu acervo dispõe de esculturas e pinturas de artistas de renome internacional e um grupo notável de artistas latino-americanos. Entre os brasileiros, os neoconcretistas Lygia Clark, Helio Oiticica, Franz Weissmann, Amílcar e Wyllis de Castro.


Minas Gerais


MAP - Museu de Arte da Pampulha


O antigo cassino da cidade que, proibido de funcionar, fechou suas portas em 1946, deu espaço (em 1957) para o Museu de Arte da Pampulha. O lugar foi o primeiro projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para o Complexo Arquitetônico da Pampulha, e ficou conhecido como ‘Palácio de Cristal’. Os jardins são de Burle Marx, e têm três esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.


No acervo de 1,6 mil obras, destaque para as obras de Guignard e de artistas brasileiros, cuja variedade estética e técnica, permite reunir obras de inúmeros artistas plásticos e nomes do modernismo brasileiro, além de representantes da arte contemporânea.