por Denise de Almeida


 


 


 


Vinte e três  filmes nacionais se candidataram à vaga para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2011 (veja box). Além do vencedor, ‘Lula, o Filho do Brasil’, destacamos ‘É Proibido Fumar’, vencedor do Festival de Cinema de Brasília e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2010, e ‘Bróder’, que  venceu recentemente o Festival de Gramado.


A indicação de ‘Lula, o Filho do Brasil’ ainda não garante sua participação no Oscar 2011. O longa vai disputar com outros filmes de mais de 95 países a chance de estar entre os cinco finalistas. A lista dos indicados será divulgada no dia 25 de janeiro e a cerimônia de premiação acontece em 27 de fevereiro.


 


Lula, o Filho do Brasil


Com direção de Fábio Barreto e baseado no livro homônimo de Denise Paraná, Lula, o Filho do Brasil traz para as telas a trajetória pessoal e profissional de Lula (Rui Ricardo Diaz), desde o seu nascimento, em 1945, no sertão pernambucano, até 1980, quando era o maior líder sindical do país. Uma trajetória marcada por dificuldades, perdas e uma notável capacidade de superação.


 


É Proibido Fumar


Maior vitorioso no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, levando os troféus de longa-metragem de ficção, direção, roteiro original, trilha sonora e montagem de ficção, o filme independente dirigido por Anna Maria Muylaert, conta a história de Baby (Gloria Pires), uma solitária professora de violão, que deseja ardentemente viver uma grande paixão. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar.


 


Bróder


Filme de estreia do diretor Jeferson De, “Bróder” foi o grande vencedor do 38o Festival de Gramado, levando três troféus: melhor filme, diretor e ator (Caio Blat). O longa, rodado em sua maior parte no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, se passa em 24 horas e traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância na periferia: Jaiminho (Jonathan Haagensen), um jogador de futebol em ascensão no exterior; Pibe (Silvio Guindane), um sacrificado corretor de imóveis e Macu (Caio Blat), o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade. Tem estreia prevista para 12 de novembro.


 



 Lista dos indicados


 


§ As Melhores Coisas do Mundo


§ A Suprema Felicidade


§ Antes que o mundo acabe


§ Bróder


§ Carregadoras de Sonhos


§ Cabeça a Prêmio


§ Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos


§ Chico Xavier


§ É Proibido Fumar


§ Em Teu Nome


§ Hotel Atlântico


§ Lula, o Filho do Brasil


§ Nosso Lar


§ Olhos Azuis


§ Ouro Negro


§ O Bem Amado


§ O Grão


§ Os Inquilinos


§ Os Famosos e os Duendes da Morte


§ Quincas Berro D’água


§ Reflexões de um Liquidificador


§ Sonhos Roubados


§ Utopia e Barbárie