por Márcia Alves

Passagem aérea a R$ 10,00? Difícil acreditar, mas é verdade. O que antes era considerado um serviço de luxo para poucos, hoje pode ser adquirido em sites de compras coletivas, lojas de eletrodomésticos ou até mesmo num guichê no metrô. Segundo o diretor-geral da Decolar.com, Alípio Camanzano, a estratégia básica usada pelas companhias doméstica são as chamadas “promoções relâmpago”. Mas, para aproveitar as baixíssimas tarifas ofertadas, o consumidor precisa ficar atento aos meios de divulgação utilizados pelas empresas, em especial a internet. E dá a dica: "Geralmente, as empresas divulgam suas promoções às sextas-feiras à noite, por volta das 20 horas".

Onde e como pesquisar

Reserve um período dia, cerca de uma hora, para pesquisas de preços pela internet. Dedique algum tempo também na leitura das regras do regulamento das promoções. Nas pesquisas, varie as datas e os destinos. Uma dica importante é procurar outras cidades além daquelas divulgadas pelos sites. Às vezes, a passagem para uma cidade turística pode ser bem mais em conta do que para outra famosa e badalada.

Os preços promocionais não são estáveis. À medida que os lugares nos vôos são preenchidos, as companhias aumentam os valores das passagens. Por isso, recorra a sites possuam comparador de preços, que incluem todas as companhias aéreas.

Sites de pesquisa

Companhias aéreas: Azul (www.voeazul.com.br). Gol (www.voegol.com.br). OceanAir (www.oceanair.com.br). TAM (www.tam.com.br). Trip (www.voetrip.com.br). Webjet (www.webjet.com.br). Comparação de preços: Submarino (www.submarinoviagens.com.br) e Decolar (www.decolar.com)

Aproveite suas milhagens

Os programas de fidelidade existentes no Brasil oferecem excelentes oportunidades de viajar ou fazer compras de graça. O Multiplus, por exemplo, que reúne os programas de fidelidade da TAM e de mais 160 empresas, concede todos os meses 300 mil prêmios, a maioria passagens aéreas. Mas, 90 mil prêmios deixam de ser entregues mensalmente, porque as pessoas não sabem gerir suas milhagens. Veja como fazer isso:

Fique atento aos prazos em que as milhas expiram: No Multiplus, os pontos duram dois anos e o consumidor perde o direito a qualquer benefício após esse período. No Dotz, um programa de fidelidade que reúne diversos sites de comércio eletrônico, os pontos expiram após quatro anos.

Planeje a viagem com antecedência: Além dos prazos para conversão de pontos, quem acumulou milhas no cartão de crédito, por exemplo, precisa esperar entre 2 e 15 dias. No Dotz, o prazo para o lançamento dos pontos obtidos no sistema pode chegar a 30 dias.

Observe o melhor período para conversão: Quando sobram assentos em determinados voos, as empresas costumam dar incentivos para o uso de milhas. Tanto a Gol (programa Smiles) como a TAM já fizeram promoções em que cobravam apenas 4 mil pontos em troca da emissão de uma passagem.

Mantenha o seu cadastro atualizado: Se esqueceu a senha precisar de uma nova para aproveitar os pontos antes de expirarem ou viabilizar uma compra, não será possível recebê-la pelo correio se o endereço estiver desatualizado.