Por Denise de Almeida

Qual foi o revendedor que nunca recebeu um pedido de cliente para tirar uma mancha do  banco ou aquele chiclete que grudou no carpete do carro?  De acordo com a equipe do  Motor Clube,  que trabalha com dicas sobre o mundo automotivo, apesar de ser  relativamente comum, esse tipo de sujeira necessita muito mais do que água e sabão para  deixar o seu cliente satisfeito.

-  Chiclete –  endureça o resíduo de chiclete com gelo, depois raspe com algum objeto plástico de maneira delicada para não danificar o tecido.  Após a retirada do grosso da sujeira, use água morna e sabão neutro para retirar o restante do chiclete.

-  Chocolate –  inicie com gelo, igual ao chiclete.  Aplique um pano macio úmido em vinagre e depois termine a limpeza com água e sabão neutro.

-  Gordura –  aplique talco e espere um pouco. Depois conclua com água morna e sabão neutro.

-  Graxa – é o mesmo caso da gordura. Aplique talco sobre a área afetada. Depois é só lavar com água quente e sabão neutro utilizando um pano.

-  Batom –  utilize pano macio molhado em álcool líquido. Depois limpe com água e sabão neutro.

-  Leite –  misture em partes iguais vinagre branco e álcool  (gel ou líquido)  e aplique esta solução com um pano macio.  Termine a limpeza com água e sabão neutro.

-  Tinta de caneta –  pressione o local da sujeira com um pano macio molhado em álcool, acetona ou vinagre.  Depois termine a limpeza com água e sabão neutro. 

-  Frutas –  saem facilmente aplicando uma solução feita de água e água oxigenada em partes iguais. 

-  Sujeira de animais –  água e sabão neutro.

-  Sangue – misture água morna com um pouco de detergente líquido e uma colher de amônia.   Remova a mancha esfregando a área afetada levemente com uma escova. Continue esse processo até que toda a mancha seja removida.  Depois, com um pano umedecido apenas com água, remova os resíduos de amônia e deixe secar bem.

-  Em bancos de couro – Além da limpeza frequente, feita com pano úmido e sabão neutro, é recomendável aplicar um hidratante para evitar o ressecamento causado pelo calor e pelo sol.  

Recuperação de carros de enchente

Em geral, a recuperação de interiores dos carros alagados exige um serviço especial de higienização interna, muitas vezes  com desmontagem interna completa, substituição dos forros acústicos, feltro que vai sob o carpete, espuma dos bancos e desodorização.

Em situações mais simples, a recomendação é tirar imediatamente o excesso de água, deixar o carro com portas e janelas abertas,  e lavar e secar tapetes, bancos, estofamentos, carpete e forrações o quanto antes. “Limpar o assoalho por baixo do feltro que fica embaixo do carpete com um produto desinfetante e bactericida também pode auxiliar  a remover possíveis fungos, responsáveis pelo mofo e consequente mau cheiro”, explica Osmar Brunacci,  proprietário da oficina mecânica Irmãos Brunacci.