por Márcia Alves
Aviões usados nas guerras da Coreia, do Vietnã; réplicas de um dirigível e do 14 Bis, de Santos Dumont; um hidroavião; e o primeiro caça a romper a barreira do som. Estes são apenas alguns dos atrativos do Museu TAM, um dos mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa privada aérea.
Localizado em uma área de 22 mil m² na cidade de São Carlos (SP), município a 250 km da capital paulista, o Museu TAM traduz o sonho dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro de preservar a memória da aviação. O acervo, sem similar no país, iniciou com a reforma de um Cessna e hoje já conta com mais de 100 aeronaves históricas, a maioria em condições de vôo.
Desde a última reforma, em 2010, o museu ganhou novos espaços, como auditório, área de acolhimento, lanchonete, área de turbinas (equipamentos que impulsionam os grandes jatos), espaço moda (uniformes) e o espaço Rolim (sobre a história da TAM e de seu fundador).
O uso de modernos recursos tecnológicos torna a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa, com facilidades como audioguides em quatro línguas. Algumas peças estão expostas em dioramas, que são cenários que remetem ao contexto histórico em que as aeronaves operavam, com vegetação, solo e objetos. Os visitantes podem experimentar também dois simuladores de voo F-18.
Serviço
Funcionamento do museu: de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h. Ingressos a R$ 25,00. Site: museutam.com.br.
Destaques do acervo
Cessna 140: A história deste avião foi relatada no livro Diário da Morte A Tragédia do Cessna 140, de Walter Dias, sobre a morte do piloto Milton Verdi, que sobreviveu 70 dias na floresta boliviana nos anos 1960, morrendo antes de ser socorrido.
Republic P-47D Thunderbolt: O resistente caça foi criado para combater os aviões alemães na reta final da II Guerra Mundial. O modelo exposto serviu à FAB na Itália.
Messerschmitt BF 109 G-4 Trop: O caça alemão era a mais poderosa máquina da Força Aérea Alemã.
14 BIS: Réplica da aeronave criada por Santos Dumont, que realizou o primeiro voo em outubro de 1906, em Paris, França.