por Márcia Alves


 


 


A empresa BNT está trazendo para o segmento de postos de combustíveis o novíssimo TA 2000, equipamento desenvolvido pela Daruma para a automação do ponto de venda, que promete agradar em cheio os revendedores. Substituindo com vantagem o tradicional computador, o equipamento apresenta configuração mais completa, formato compacto, design mais avançado, baixo consumo de energia e melhor combinação de interfaces de comunicação. Além disso, o TA 2000 não está sujeito aos problemas operacio­nais e de superaquecimento, muito comuns nos micros convencionais, quando operados em ambientes sem refrigeração ou pouco ventilados.


Flexível, o TA 2000 adapta-se a diversas composições de sistemas fiscais e se compatibiliza com os principais sistemas operacionais, como Windows XP e Linux. Por dispor de quatro entradas seriais e duas USB, permite o uso de pen drivers e conexão de teclado Pin Pad, drive de CD/DVD ou drive 3.5 externos. No posto de combustíveis, conectado a um ECF realiza a função de emissão de cupom fiscal e de venda, além dos comprovantes de transações TEF.


TA 2000, na prática


O Posto Araújo, localizado no bairro de Perdizes, na capital paulista, foi um dos primeiros a utilizar o TA 2000, em janeiro deste ano. Lá, funciona com o programa PDV BNT Cash integrado ao Sistema de Retaguarda (SGAP), ambos desenvolvidos pela BNT, realizando as funções de controle de fiado e de estoques, contas a pagar e a receber, controle bancário e controle de tanques e bombas, com emissão de mapa diário de LMC, entre outros.


A configuração do equipamento inclui memória RAM de 256 MB, HD de 40 GB, conectados a outros periféricos, como monitor LCD 17”, teclado e mouse, ECF térmico, teclado Pin Pad multi-bandeiras e modem Embratel (o posto utiliza o sistema TEF Shell). Para a proprietária Viviane Maria Aguilar, o TA 2000 e os Sistemas da BNT “facilitaram a sua vida”. Agora, ela diz que tem mais tempo para cuidar das funções gerenciais, porque pode confiar a operação da pista aos funcionários. “O equipamento é fácil de manusear e bastante ágil”, garante.


 


 


MT-1000: versão melhorada


 


Acatando as sugestões de algumas softwares-house, entre elas a BNT, a Daruma desenvolveu o MT-1000, que possui características análogas ao TA-2000, descartando alguns itens adicionais como o leitor de cartão magnético, o display lcd de duas linhas e o teclado progra­mável. Por conta dessa alteração, o equipamento é ainda mais compacto que o TA 2000 e consome ainda menos energia (apenas 7 Watts contra 250 Watts dos computadores convencionais). A novidade será apresentada em abril, na próxima Autocom.


marcia@postonet.com.br