“Nosso jornal será um órgão livre, independente, franco”, antevia o editorial do primeiro número do jornal Posto de Observação, datado de outubro de 1978. Trinta anos se passaram desde então. O mundo mudou. O país mudou. E o setor de combustíveis também mudou radicalmente. Basta lembrar que a edição inicial do jornal PO alertava à categoria quanto ao risco de fechamento dos postos que desobedecessem ao horário de funcionamento. Hoje, nada mais se parece com aquele cenário retratado pelo jornal.


A revista – editada nesse formato há 20 anos – acompanhou todos esses movimentos e se renovou várias vezes. Porém, jamais perdeu de vista seus valores fundamentais.  Durante sua trajetória, a PO participou como personagem ativo da história da revenda de combustíveis, não apenas informando, como também conscientizando o revendedor sobre o seu papel no setor, seus direitos, seus problemas e lutas.  Aos 30 anos, consagrada como principal informativo do setor, a PO continuará fiel aos seus propósitos, permanecendo ao lado da revenda.


Nesta edição especial de 30 anos, o leitor poderá acompanhar na matéria de capa parte das grandes transformações ocorridas no setor de combustíveis.  Ficará sabendo, ainda, das inéditas e escandalosas fraudes apuradas pelo Ipem-SP em bombas de combustíveis.  Um das matérias destaques revela que os recursos da Cide têm servido ao governo para fazer caixa, ao invés de serem aplicados em projetos ambientais, como prevê a lei.


A boa notícia desta edição é a perspectiva de expansão do segmento de lojas de conveniências, conforme estudo publicado no anuário do setor, editado pelo Sindicom. Em clima de festa, a revista traz, ainda, uma ampla cobertura do show de Daniela Mercury, na Festa do Revendedor, e da festa de premiação do Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil, além de reportagem com todos os postos finalistas. Um brinde aos 30 anos da PO e boa leitura!


Os editores