por Denise de Almeida


 


Desde 10 de agosto último, o executivo André Araújo é o novo presidente da Shell Brasil. Ele entra em lugar de Gilbert Landsberg, vice-presidente de assuntos externos que estava no cargo interinamente, substituindo o então presidente Vasco Dias Jr., que, em junho, foi deslocado pela matriz para a nova joint venture com a brasileira Cosan.


Carioca, engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Araújo iniciou na Shell em 1984, tendo desempenhado diferentes funções na área técnica. Em 1999 mudou-se para a Inglaterra, onde foi membro do time do Centro de Excelência, que fez de Químicos a primeira área de negócios da Shell a operar como um negócio global.


Quando voltou para o Brasil, em 2002, assumiu a diretoria comercial da Companhia de Distribuição de Gás Natural de São Paulo (Comgás), que abastece a capital paulista. Em setembro de 2007, se mudou para Haia, na Holanda, para assumir o cargo de assessor regional sênior para a América do Sul/Central e Caribe do grupo de assuntos corporativos.


No final do ano passado, o executivo se mudou para Washington-DC, nos EUA, para se tornar membro da equipe de relações governamentais globais, assumindo, então, a função que agora acumula com a presidência de assessor sênior de assuntos governamentais para os EUA, Canadá e América Latina, onde trabalha junto ao diretor regional e à rede de presidentes das empresas Shell em cada país da região.