Ainda que timidamente se comparado a outros países, o segmento da conveniência em postos de combustíveis no Brasil está em constante ascensão. Muito além das lojas agregadas ao negócio, vinculadas às companhias, o mercado ainda tem muito a ser explorado. E, entre as diversas opções, as franquias podem ocupar uma boa parte nesse nicho.
Nas páginas centrais desta edição, a redação selecionou durante a feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising), uma das maiores do mundo, ocorrida em São Paulo, em junho algumas franquias passíveis de se adaptar perfeitamente ao seu negócio.
Na seção Mercado, também buscamos as novidades em equipamentos, produtos e serviços de empresas que atuam diretamente junto aos postos. Enquanto que, na seção Em Foco, os revendedores que venceram o concurso Posto Mais Bonito do Brasil em 2011 falam sobre os efeitos da premiação na imagem do estabelecimento.
Em Destaque, a discussão sobre a resolução da ANP que definirá estoques mínimos para evitar desabastecimento no setor.
Nesta edição da PO, analisamos também a regulamentação do setor de cartões de crédito e débito e como os postos estão aplicando a lei que exige informar o valor dos tributos nas notas fiscais, além de esclarecer sobre os aspectos jurídicos que envolvem a instalação de um novo posto no mesmo endereço de um antigo estabelecimento com dívidas na Justiça.
Por fim, no espaço dedicado às mulheres, a capacidade que elas têm de lidar com problemas, e, entre as curiosidades gastronômicas, a culinária russa no único restaurante do gênero na capital paulista.
Boa leitura!
Os Editores