Em fevereiro, a Procate - Processamento de Cargas Terrestres começou a cadastrar caminhoneiros autônomos interessados em fazer parte de um inovador projeto, que deverá ter nos postos especializados no setor de carga seus grandes aliados. A iniciativa procura aperfeiçoar a oferta de cargas para os carreteiros do país, promovendo a comunicação direta entre estes e as empresas de transporte de carga.


Essa comunicação será feita basicamente por meio de um equipamento composto por tela sensível ao toque, que permite o acesso do profissional à relação de cargas disponíveis em todos os estados brasileiros e a um sistema on line, que conecta o usuário diretamente com as transportadoras. O caminhoneiro poderá consultar as opções de frete, com respectivos origem e destino, enviadas pelas transportadoras cadastradas, e escolher uma delas. A confirmação da escolha na tela gerará uma espécie de cupom fiscal impresso, com todos os dados do serviço e o contato da transportadora, para reconfirmação. As transportadoras terão acesso a um sistema direto, para que possam enviar, em tempo real, as informações de cargas para os terminais.


A Procate pretende instalar seus terminais em postos que tenham estrutura voltada ao transporte de carga, com instalações adequadas aos carreteiros autônomos – como vestiários, restaurante e/ou lanchonete e pátio com segurança – e, ainda, uma fonte de energia de 110 wts, em local coberto, e acesso a Internet de banda larga, e também em terminais de carga e pontos rodoviários de apoio.


 


Maior movimento, maiores vendas


 


Um dos três sócios da empresa, Anderson Maroque, que, como os demais, tem larga experiência no ramo de cargas, informa que o projeto visa minimizar as deficiências de comunicação nesse setor. “Hoje, os trabalhadores não têm acesso direto às transportadoras para saber se existem cargas para serem transportadas. Essa dificuldade resulta em perda de tempo e dinheiro, além de atrasar as entregas de mercadorias”, explica.


O cadastramento está sendo feito em pontos fixos e por meio de equipe móvel, que visitará locais de maior fluxo de caminhoneiros nas principais cidades brasileiras. Em São Paulo (SP), um desses pontos estará no posto Shell DieselMac, localizado em frente ao Terminal de Cargas Fernão Dias.


O projeto deverá trazer outros benefícios para transportadoras e caminhoneiros, por meio de parcerias com diversas empresas, e também aos postos, que deverão ter seu movimento ampliado. “Os parceiros estão surgindo. Os postos fazem parte desse grupo que pode nos trazer benefícios e também se beneficiar com nosso projeto”, disse o empreendedor, lembrando que a empresa assume todos os custos com os equipamentos, a implantação dos terminais e sua manutenção.


Investidores poderão aderir ao projeto, adquirindo quotas da empresa e, assim, tornar a expansão do sistema mais ágil. Segundo Maroque, embora tenha sido concebido para atender o mercado brasileiro, “o projeto superou as expectativas” e, por isso, acredita que futuramente também poderá estar presente em outros países do Mercosul.

O lançamento, previsto para julho deste ano, quando cerca de 50 terminais já deverão estar instalados nas capitais do país, conta com o apoio do Sincopetro.