por Márcia Alves

 

Um dos problemas que mais afligem os donos de postos independentes é a incerteza em relação à qualidade dos combustíveis adquiridos. Afinal, em todo o país existem cerca de 300 distribuidoras de combustíveis, mas apenas 178 possuem autorização para operar, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O receio de comprar produto desconforme pode ser também um dos motivos que impedem alguns postos de se tornarem bandeira branca. Uma pesquisa do Sincopetro apurou que 71,85% dos revendedores entrevistados estão dispostos a trocar de distribuidora, dos quais 40,74% optariam por ser independentes.

 

Para atender a essa necessidade dos postos sem bandeira, ou seja, a de garantia de qualidade dos combustíveis, a Tower Brasil Petróleo, distribuidora de combustíveis paulista com 20 anos de atuação no mercado, criou a Nova Brasil Petróleo. A nova bandeira será oficialmente lançada em meados de agosto, iniciando suas operações, a princípio, na região de Sorocaba, interior de São Paulo, em seguida no restante do estado e, posteriormente, em todo o país. O maior diferencial da Nova é a qualidade dos produtos oferecidos, que será garantida pelo Sincopetro e a Brascombustíveis, entidades representativas da revenda que acumulam experiência no combate à adulteração.

 

Foi iniciativa do Sincopetro, por exemplo, a pioneira campanha “Diga não à adulteração”, realizada em parceria com a Rádio Bandeirantes, que entre 2004 e 2010 percorreu os bairros da capital e interior com um laboratório móvel para testar a qualidade dos combustíveis dentro do tanque dos veículos. Até hoje o Sincopetro realiza testes de qualidade dos combustíveis com o seu laboratório móvel e técnicos especializados por meio da ação denominada “Abasteça Seguro”. No acordo selado com a Nova, o Sincopetro e a Brascombustíveis farão os testes dos combustíveis nas bases da Tower, garantindo a qualidade dos produtos que saem para transporte até os postos.

 

“Mais do que testar os combustíveis nas bases, a Nova abrirá as portas da distribuidora ao Sincopetro e à Brascombustíveis para que entrem e tenham acesso às informações e acompanhem todo o processo. Nunca uma distribuidora fez isso”, diz Paulo da Costa Serena, presidente da Tower. Ele ressalta que além desse diferencial, a Nova também agregou executivos experientes do setor de distribuição, como Luiz Antonio Biazolli e Delfim J. P. Oliveira. Para estes, a Nova representa um novo modelo de negócio na distribuição, com mais transparência e qualidade. “Vamos oferecer qualidade em produtos e atendimento para suprir a carência do mercado independente e, inclusive, oferecer ao revendedor a Nova como bandeira”, diz Delfim.

 

Biazolli acrescenta que o revendedor independente terá outros benefícios ao adquirir produtos da Nova. “Ofereceremos todas as soluções da marca, com todo o portfólio de produtos, incluindo conveniência, troca de óleo e produto aditivado, além de contratos simplificados e de fácil entendimento”, diz. Delfim reforça que além da qualidade, o revendedor de bandeira branca também poderá ter segurança em relação à quantidade. “Não raro, vemos reclamações em relação às quantidades de combustíveis entregues nos postos, que nem sempre atingem as proporções normais”, diz.

 

Para José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro e da Brascombustíveis, o conceito e a experiência das duas entidades serão imprescindíveis para chancelar a qualidade dos produtos e, dessa forma, conquistar a confiança do revendedor. “Diremos: ‘pode comprar da Nova, porque a qualidade do produto que saiu da base está garantida’”, diz. O dirigente ressalta que a verificação da qualidade dos produtos é uma prestação de serviços das duas entidades e que, como tal, não está vinculada a nenhuma marca. “Trata-se de um serviço que também pode ser oferecido a outras distribuidoras”, diz.