por Denise de Almeida


 


Para comemorar o aniversário de 15 anos da Audi no Brasil e lançar oficialmente no país o novo Audi A4, o carro de maior sucesso mundial da marca, a empresa realizou um mega evento, no último mês de setembro, em São Paulo, onde apresentou, não só as tecnologias atuais e carros do futuro, mas também carros históricos, que marcaram a evolução dos automóveis no mundo.


Em um passeio pelo Porão das Artes da Bienal do Ibirapuera foi possível ver de perto desde o precursor da Fórmula 1: Audi Union Type C até o protótipo híbrido: A1 Project.


E nessa mistura de futuro e presente, realidade e ficção, o público teve mais uma chance para assistir ao filme Homem de Ferro (Iron Man), que tem como coadjuvante o Audi R8, o recém-lançado superesportivo de luxo, que foi construído com inspiração nos carros de corrida e já tem 30 encomendas e fila de espera de seis meses no Brasil.


O carro possui carroceria em alumínio, design elegante, interior sofisticado, suspensão aerodinâmica, além de luzes diurnas com tecnologia LED. “O R8 reúne os principais atributos da marca em design, tecnologia e performance. Resultado de quase 100 anos de pesquisa e desenvolvimento, ele é o símbolo atual da Audi”, explica o gerente de marketing da Audi, Felipe Gomes.


Modelo superesportivo e design inconfundível, o R8 possui o porta-malas na parte da frente e motor na parte traseira, com cobertura de vidro, para visualizar o que a Audi considera a jóia do carro: o motor transversal V8 4.2 FSI, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, atingindo rotação de 8.250 rpm e velocidade de 301 km/h. A tecnologia FSI extrai maior poder de cada gota de combustível, garantindo excelente desempenho e baixa emissão de poluentes.


Outro modelo de destaque foi o novo Audi A4, que vem equipado com motor FSI V6 3.2, de 269 CV de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, e o inédito sistema ‘Audi Drive Select’, que permite ao motorista controlar, em um único botão, diversas características do modelo (câmbio, amortecedores, direção e aceleração), adaptando-as para suas preferências pessoais, a partir de três modos: dinâmico, automático e conforto.


Além dos inéditos e poderosos A4, R8 e A1, o novo A5 e o raríssimo Imperador 29 também fizeram parte da exposição que marcou os 15 anos da marca no Brasil.