por Márcia Alves


 


Os amantes do vinho e do bem-viver vão se encantar com o Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapia, inaugurado há três anos no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.  Erguido no alto de uma colina, em meio a uma paisagem exuberante que se estende por mais de 12 mil m2, o empreendimento reúne o melhor em hospedagem, gastronomia, saúde e lazer na montanha.


A rica herança cultural dos imigrantes italianos da região está presente na arquitetura do hotel, inspirada nas antigas vilas toscanas, na decoração dos ambientes sociais, com belas antiguidades resgatadas entre os descendentes locais, e também no mobiliário dos 104 apartamentos e 24 suítes.


O empreendedor Aldemir Dadalt, que juntamente com a esposa, Deborah Villas-Bôas Dadalt, dirige o resort, conta que todos os aspectos do Spa, do projeto à filosofia operacional, foram concebidos para homenagear a cultura do vinho. Por isso, para abrigar a exigente grife francesa de Spa do Vinho Caudalie, em sua primeira e exclusiva franquia abaixo do Equador, o casal visitou várias vezes Bordeaux, principal região vinícola da França e berço da Vinoterapia.


Deborah Dadalt explica que a vinoterapia utiliza as propriedades do sistema imunológico da uva, os chamados polifenóis, como método terapêutico. “Após o esgotamento da uva para a produção de vinhos, esse bagaço é transformado em óleos e cremes de tratamento, que são, atualmente, alternativas para o rejuvenescimento e relaxamento”, diz.


Segundo ela, um dos mais importantes polifenóis da uva é o Resveratrol, um poderoso antioxidante e extrato superfirmante, responsável pela regeneração da uva em condições hostis. Aplicado à pele, a substância promove a regeneração celular, que tonifica e dá elasticidade, sem os efeitos nocivos do ácido retinólico ou de frutas. “A regeneração celular promovida pelo Resveratrol é 24% superior à promovida por qualquer outra molécula”, afirma.


O Programa Vinoterápico oferecido pelo Spa contempla sessões de relaxamento e desintoxicação, em piscina térmica com água natural e hidromassagem, banhos de vinoterapia, sauna vinoterápica e solário.


As salas de tratamentos, decoradas com feixes de vime, folhas de parreira, flores naturais, velas, antigos galhos e raízes de videira compõem um ambiente que remete à paisagem da região. Nas cabines com vista panorâmica, uvas frescas são servidas ininterruptamente e jarras de água mineral com limão e chá 100% orgânico estão em todos os cantos.


 


Caudalie é uma unidade francesa de medida de permanência do vinho na boca após a degustação. Um caudalie equivale a um segundo. Quanto melhor a qualidade do vinho, mais caudalies possui.


 



Vinho exclusivo


Não por acaso, o Hotel & Spa do Vinho também abriga a maior adega já fabricada no país. Com 138 m2 e capacidade para 40 mil garrafas dos melhores vinhos do mundo e do Vale dos Vinhedos, a adega está instalada no Bar Sabrage, local preferido dos hospedes para o happy hour, por conta da lareira e da vista panorâmica. Selecionar os 700 rótulos para a imensa adega não foi difícil para Aldemir Dadalt, que contou com o apoio e orientação dos amigos Ciro Lilla, proprietário das importadoras Mistral e Da Vinci, e de Adriano Miolo, da Vinícola Miolo.


Dentre os vinhos nacionais, ele destaca o Merlot Terroir, da Miolo, e o Pinot Noir e o Villa Francione, ambos da Dal Pizzol. O importado Smith Haute Laffite, do mesmo chateau onde nasceu vinoterapia, é um dos preferidos do empresário. “É um excelente bordalês, bem como o Vega Sicilla Unico e o Brunello di Montalcino, da Biondi Santi”, comenta.


A vinícola Miolo, parceria do empreendimento, produziu o vinho super premium VE, exclusivo para os hóspedes e visitantes, a partir de uvas Merlot importadas da França e cultivadas nos vinhedos do resort. Uma área de 5 mil hectares, inicialmente reservada para um jardim, foi utilizada para o cultivo de 7,5 mil mudas. “Descobrimos que estávamos sobre o melhor terroir do Vale dos Vinhedos e que seria um desperdício não aproveitá-lo”, explica Dadalt.