por Denise de Almeida

Apesar de um conceito relativamente novo no cotidiano da grande maioria das pessoas,  os  smartphones, tablets e toda a sorte de equipamentos portáteis e gadgets se  impuseram  de tal forma que, hoje, são cada vez mais comuns em qualquer ambiente,  hora ou local.  Em casa, no restaurante ou no trabalho, eles nos mantêm conectados com  colegas,  familiares e clientes, e, se por um lado facilitam nossas vidas, por outro, podem  nos fazer  parecer deselegantes e inconvenientes. 

Mas como resistir diante de tanta novidade?  Segundo o instituto de pesquisas Pyramid  Research, a venda de smartphones na América  Latina vai chegar a 48 milhões em 2014. E o fato é que precisamos aprender a conviver com esses equipamentos, que devem ser  usados com discrição e de maneira que nos ajudem, e não nos prejudiquem.

Os tablets,  por exemplo,  são uma presença nova em reuniões de trabalho e, diferente  dos laptops, geralmente  são associados  a jogos, mensagens e outras atividades não  profissionais.  “Se estamos  muito fixados  nesses aparelhos, pode dar a impressão de  falta de interesse ou, pior,  pode ser encarado  como um mecanismo de defesa para não  discutir assuntos relevantes  que estão sendo  abordados na conversa profissional”,  afirma a consultora empresarial Cristiane  Barreto.  

Quando se trata do líder da equipe, a situação fica ainda mais desagradável, já que ele  deve servir de exemplo para seus subordinados. Por isso, Cristiane aconselha: “quando é  você que está dirigindo  uma reunião ou apresentação, defina regras básicas para se  certificar de que os  participantes prestem atenção em você e não em seus telefones”,  ensina.  

Segundo a consultora, em geral, as companhias não têm uma política clara sobre o uso  de celular e tablets, mas se houvesse regras específicas, essas poderiam ajudar no  desenvolvimento do bom senso coletivo.  Aproveite, então, para criá-las em seu ambiente  de trabalho e, se possível, estenda algumas  delas também para a sua vida pessoal.  

 

Dicas

 

 -  Quando estiver conversando com outra pessoa ou em reunião de trabalho, desative o  toque do telefone, deixando no modo vibrar.  Caso não seja possível, o toque tradicional  de telefone é o mais elegante;

 -  No ambiente de trabalho, quando atender o celular em ligações pessoais, é importante  não externar emoções, como euforia, raiva etc. Seja comedido;

 -  Aliás, ao atender uma ligação pessoal, se possível, saia do lugar de onde está, pedindo  licença para se retirar e falar mais livremente. Se não for possível, é importante falar baixo  para não atrapalhar os colegas, esteja no ambiente de trabalho ou no lazer;

 -  Deixar o celular sobre a mesa durante o almoço é de mau gosto, além de anti-higiênico;

 -  Em reuniões de trabalho, assim que pegar o seu iPad ou telefone, avise a todos que o usa  para tomar notas;

 -  Se estiver em reunião, atenda somente telefonemas urgentes;

 -  Não use Bluetooth ou outro fone de ouvido sem fio em conversa com outras pessoas.