por Denise de Almeida
Apesar de um conceito relativamente novo no cotidiano da grande maioria das pessoas, os smartphones, tablets e toda a sorte de equipamentos portáteis e gadgets se impuseram de tal forma que, hoje, são cada vez mais comuns em qualquer ambiente, hora ou local. Em casa, no restaurante ou no trabalho, eles nos mantêm conectados com colegas, familiares e clientes, e, se por um lado facilitam nossas vidas, por outro, podem nos fazer parecer deselegantes e inconvenientes.
Mas como resistir diante de tanta novidade? Segundo o instituto de pesquisas Pyramid Research, a venda de smartphones na América Latina vai chegar a 48 milhões em 2014. E o fato é que precisamos aprender a conviver com esses equipamentos, que devem ser usados com discrição e de maneira que nos ajudem, e não nos prejudiquem.
Os tablets, por exemplo, são uma presença nova em reuniões de trabalho e, diferente dos laptops, geralmente são associados a jogos, mensagens e outras atividades não profissionais. Se estamos muito fixados nesses aparelhos, pode dar a impressão de falta de interesse ou, pior, pode ser encarado como um mecanismo de defesa para não discutir assuntos relevantes que estão sendo abordados na conversa profissional, afirma a consultora empresarial Cristiane Barreto.
Quando se trata do líder da equipe, a situação fica ainda mais desagradável, já que ele deve servir de exemplo para seus subordinados. Por isso, Cristiane aconselha: quando é você que está dirigindo uma reunião ou apresentação, defina regras básicas para se certificar de que os participantes prestem atenção em você e não em seus telefones, ensina.
Segundo a consultora, em geral, as companhias não têm uma política clara sobre o uso de celular e tablets, mas se houvesse regras específicas, essas poderiam ajudar no desenvolvimento do bom senso coletivo. Aproveite, então, para criá-las em seu ambiente de trabalho e, se possível, estenda algumas delas também para a sua vida pessoal.
Dicas
- Quando estiver conversando com outra pessoa ou em reunião de trabalho, desative o toque do telefone, deixando no modo vibrar. Caso não seja possível, o toque tradicional de telefone é o mais elegante;
- No ambiente de trabalho, quando atender o celular em ligações pessoais, é importante não externar emoções, como euforia, raiva etc. Seja comedido;
- Aliás, ao atender uma ligação pessoal, se possível, saia do lugar de onde está, pedindo licença para se retirar e falar mais livremente. Se não for possível, é importante falar baixo para não atrapalhar os colegas, esteja no ambiente de trabalho ou no lazer;
- Deixar o celular sobre a mesa durante o almoço é de mau gosto, além de anti-higiênico;
- Em reuniões de trabalho, assim que pegar o seu iPad ou telefone, avise a todos que o usa para tomar notas;
- Se estiver em reunião, atenda somente telefonemas urgentes;
- Não use Bluetooth ou outro fone de ouvido sem fio em conversa com outras pessoas.