Por Elaine Paganatto


 


Na noite de 7 de maio,  o presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia, recebeu o título de Cidadão Paulistano, numa homenagem da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia contou com a presença de amigos, colaboradores, além de toda a sua família.


Alcides Araújo, diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), salientou que conhecia Gouveia há pouco mais de dois anos e que pôde perceber nesse período o quanto o líder da revenda lutava por um mercado melhor para sua categoria. “O representante do Sincopetro não é um líder corporativista, que procura beneficiar apenas os revendedores, mas de uma maneira geral, preza para que a população de São Paulo, ou que pelo menos os cerca de cinco milhões de pessoas que possuem carro, encontrem combustíveis de boa qualidade”.


Já o diretor do Sindicom, Wellington Sandim, enalteceu primeiramente a compreensão da esposa, Eliana Guariglia Gouveia, dizendo que, estando ele há mais de 40 anos no mercado, sabe o quanto é necessário se dedicar ao trabalho e imagina em quantos momentos a família teve de abrir mão da presença de Gouveia.


Sandim observou também que a revenda paulista tem a “cara” do líder do sindicato, e que “não é possível falar em mercado de combustíveis em São Paulo sem associá-lo ao mais novo Cidadão Paulistano”.


Para Renê Abad, vice-presidente da Brascombustíveis, receber o título de uma cidade como São Paulo, com sua grandeza, é uma honra. “Ser reconhecido pela cidade que o acolheu quando veio do Rio de Janeiro, deve deixá-lo bastante orgulhoso”, afirmou. Disse ainda que a cidade que o escolheu e que também fora escolhida por ele, retribuía o seu o amor por intermédio dessa homenagem feita pela Câmara Municipal.


O vereador Toninho Paiva, responsável pela homenagem a Gouveia, parabenizou o líder, também destacando a contribuição da esposa, parafraseando um velho dito: “atrás de um grande homem, sempre há uma grande mulher”.


Paiva dizia-se muito feliz em entregar o título a alguém que tanto fizera pelo estado de São Paulo no mercado de combustíveis. Reconhecia que Gouveia conquistara respeito por seu trabalho desenvolvido à frente do Sincopetro, e que a entidade, sob sua gestão, ganhara visibilidade e credibilidade junto às autoridades.


Visivelmente emocionado Gouveia se dizia muito orgulhoso pelo reconhecimento de seu trabalho iniciado na década de 70. Agradeceu especialmente à esposa Eliana que sempre o acompanhou e compreendeu sua escolha de vida e destacou:  “Cheguei a São Paulo ainda pequeno e escolhi a cidade para ser minha “pátria”. Acredito ter feito uma das melhores escolhas da minha vida.”


O presidente do Sincopetro não imaginava ir tão longe, mas afirma que chegando até aqui, não pensa em parar, pois acredita que ainda pode fazer muito pelo setor.

Ao encerrar, observou: “Tenho prazer em dividir com todos os meus colaboradores aqui presentes a minha satisfação e alegria em ser tido como o mais novo Cidadão Paulistano”.