Em sua segunda edição, o Ethanol Summit 2009 tornou-se um dos mais importantes fóruns do mercado de biocombustíveis – especialmente do etanol de cana-de-açúcar – no Brasil e no mundo. Realizado entre 1º e 3 de junho, em São Paulo (SP), o evento foi uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e contou com o patrocínio do BNDES, BM&F Bovespa, Honda, Sindicom e Michelin. Entre os presentes, autoridades governamentais de diversos países, empresários e executivos do setor agrícola, de petróleo e do comércio de combustíveis, bem como pesquisadores, acadêmicos e investidores do setor.


O presidente da Unica, Marcos Jank, mostrou confiança na consolidação do Ehtanol Summit como ponto de encontro internacional, favorecendo o relacionamento da comunidade dos biocombustíveis. A próxima edição do evento já está marcada para 2011.


 


Regulação de lubrificantes


No dia 19 de junho foi publicado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um pacote com seis resoluções, considerado como novo marco regulatório para os óleos lubrificantes. O órgão informou que a nova regulamentação é produto de nove anos de discussões com a participação dos envolvidos. O trabalho foi orientado para o aperfeiçoamento dos mecanismos de acompanhamento r e para estabelecer novos requisitos para os agentes que efetuam as atividades de produção, importação e comercialização de lubrificantes, assim como coleta e rerrefino de óleos usados.