por Cristiane Collich Sampaio


 



Os novos membros, eleitos no início deste ano, já estão à frente da diretoria executiva da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviço (Abieps), para conduzir a entidade até 2011. São eles: o presidente Volnei Wilson Pereira, da Arxo Sideraço; a vice-presidente Hérica Gonçalves, da Mahle Filtroil; o diretor financeiro Eduardo Hiluey, da Zeppini Ecoflex; e o vice-diretor financeiro Ricardo Mitaini, da Veeder Root.


Segundo Volnei Pereira, as diretrizes da gestão anterior deverão orientar o trabalho da nova diretoria. “As mudanças que poderão ocorrer são na forma de execução, mas nossas ações serão pautadas pela continuidade da gestão e dos projetos que já vínhamos desenvolvendo”, afirma.


O novo corpo dirigente trabalha com metas de curto prazo, para 2010. Entre elas, o atual presidente destaca a descentralização das atividades da entidade e a ampliação do escopo de atuação, bem como participação com características mais técnicas em eventos voltados ao setor. “Onde houver o armazenamento, a transferência e o abastecimento de combustíveis, haverá uma ação da Abieps com o objetivo de fomentar a elevação dos padrões técnicos utilizados e a proteção das pessoas e do meio ambiente”, esclarece.


Ele admite que o setor de conveniência ainda é pouco representado na entidade, explicando que, contrariamente ao que aconteceu em outros países, no Brasil o movimento associativo do segmento começou pelas indústrias de equipamentos e prestadores de serviços especializados. “Aqui, o setor de infraestrutura para lojas pode demorar um pouco para entender valor da nossa proposta de trabalho”, reflete.


 


Descentralização e abrangência


 


Quanto à sua escolha para ocupar a presidência, Volnei Pereira considerou algo “natural”. “Eu já fazia parte do conselho e ocupei uma diretoria por dois anos. Além disso, o fato de ser de Santa Catarina, ou seja, de fora do eixo Rio-São Paulo, me permite entender melhor um projeto antigo da administração anterior, o da descentralização da entidade, da regionalização de suas atividades”, revela.
De acordo com suas informações, hoje existem aproximadamente 200 empresas especializadas em equipamentos ou serviços para postos de serviço e outras 200 que possuem entre seus clientes os postos, porém, não como principais clientes. “Nós temos hoje 125 associadas na Abieps, que, entretanto, representam cerca de 70% do faturamento do setor. Isso quer dizer que os principais players do mercado são associados. Mas nosso objetivo é buscar todas as empresas do segmento”, destaca.