por Denise de Almeida


 



Ao fechar um acordo comercial com o Wal-Mart Brasil, em setembro de 2009, para a criação de uma loja virtual com venda de produtos variados e oferta de mais um serviço para os consumidores de sua rede, a ALE Combustíveis apostou em um mercado inédito para a revenda.  


Hoje, passado um ano do início de suas atividades, o site de comércio eletrônico da distribuidora, que tem toda a operação e venda feita pelo e-commerce do Wal-Mart, experimenta um crescimento contínuo de vendas, segundo o diretor de marketing da ALE, Carlos Eduardo Cotta.  


O conceito da parceria, cuja divulgação se dá por meio de materiais promocionais instalados em 900 dos 1,7 mil postos da rede (a adesão é voluntária), contempla também o revendedor, que fica com uma parte do valor da venda, quando o seu posto é indicado pelo cliente.  


Cotta explica que a mecânica é muito simples: ao acessar www.alecompras.com.br o cliente deve indicar o posto onde tomou conhecimento do programa (há também a possibilidade de não indicar posto algum). A partir daí, basta escolher entre os 30 mil itens disponíveis para compra, principalmente nas categorias de eletroeletrônicos, eletroportáteis e informática, e efetuar sua compra: 2% do valor da venda vai direto para o revendedor, que não arca com nenhuma despesa, segundo Cotta. “A adesão, assim como o material promocional que identifica que o revendedor é participante do programa, é gratuita”, diz. “A esses revendedores, mensalmente, enviamos relatórios de vendas, com a relação dos itens vendidos, seus preços e as comissões devidas”, informa.  


Sem revelar os números absolutos de faturamento e ganhos efetivos para o revendedor, Cotta ressalta que, por enquanto, o programa está limitado ao universo on line. Mas é intenção da distribuidora fazer com que, no futuro, os consumidores tenham acesso a um catálogo de produtos em cada posto da rede. “Aproveitando a ida ao posto, o consumidor poderá escolher a TV de LCD, o notebook ou o Blu-ray que mais atende as suas exigências, e efetuar a sua compra no próprio estabelecimento, por meio do pagamento com cartão de crédito ou débito”.