por Márcia Alves

O mercado de combustíveis cresceu 3,7% nos primeiros três meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. Entre os combustíveis mais consumidos, o diesel manteve a liderança com 11,5 bilhões de litros, seguido pela gasolina C, com 8,1 bilhões de litros e pelo etanol, com 2,9 bilhões de litros. “O aumento das vendas de veículos a diesel e o crescimento da economia impulsionaram a venda do produto em 3,9%”, explicou o presidente executivo do sindicato das distribuidoras de combustíveis (Sindicom), Alisio Vaz, durante o lançamento do Anuário de Combustíveis 2011, realizado em junho.

Em 2010, de acordo os dados apurados pela publicação, o mercado de combustíveis comercializou 107,4 bilhões de litros, volume 8,7% maior do que em 2009, que representa um crescimento acima da média do PIB, que foi de 7,5%. As distribuidoras associadas ao Sindicom, que agora representam 79% do mercado, ultrapassaram, pela primeira vez, os 80 bilhões de litros vendidos no ano passado.

O consumo de gasolina, que no primeiro trimestre de 2011 cresceu 7,6%, favorecido pelo alto preço do etanol no período, também obteve bom desempenho em 2010, com o índice de 17,5%. Segundo Vaz, esse resultado também pode ser creditado ao aumento de 30% da frota flex, à paridade de preços entre o etanol e gasolina, que em 2010 se manteve mais equilibrado, e a outro fator relevante, que é o crescimento das vendas de motocicletas. Esse veículo foi responsável por 6% do consumo de gasolina.

Já o etanol, mesmo com os preços altos em 2011, ainda conseguiu o crescimento positivo de 2,4%. No caso do GNV, que teve decréscimo de 5,5% no primeiro trimestre, o Sindicom acredita que o desempenho melhore até o final do ano, por ser a opção mais interessante que etanol em algumas localidades do país.