Por Denise de Almeida

Desde o final de agosto,  65 postos da rede Petrobras no Rio de Janeiro estão operando com máquinas de cartões (POS) da própria companhia.  O projeto, inédito no segmento de distribuição de combustíveis,  é resultado de uma parceria com a CTF, Cielo e First Data e,  na prática,  consiste em um sistema de gestão própria de adquirência de cartões,  que envolve a operação de cartões de várias bandeiras, tanto de crédito quanto de débito. 

Considerando que, toda vez que um consumidor realiza uma compra com esses cartões,  o posto paga taxas entre 1,9% a 3%  do valor  para as empresas adquirentes  –  aquelas que gerenciam o sistema operacional  –,  com a entrada da rede de adquirência da BR,  os postos sob sua bandeira terão uma redução nas taxas médias que incidem sobre essas compras, segundo a companhia.

 “Neste caso,  as taxas irão variar de acordo com as metas de volume comercializado por cada revendedor”,  explica o gerente de marketing e fidelização da rede de postos da BR, Luciano Kielmanowicz.  A distribuidora diz que vai estudar caso a caso e deve levar em consideração,  inclusive,  se o posto é ou não participante do programa de marketing da companhia.

Os postos que aderirem ao sistema receberão duas máquinas (POS)  sem custo de aluguel  (a partir da terceira,  terão de pagar) e poderão negociar um desconto na taxa de  antecipação, diretamente com a BR,  quando quiserem receber antes do vencimento.

“Pelo padrão atual,  o revendedor já recebe o ressarcimento dos valores em até 30 dias da data da compra através de cartões de crédito.  Com o projeto, o que muda nesse sentido é que o revendedor contará com um sistema automatizado de  programação das antecipações desses valores”,  revela Kielmanowicz.

A expectativa é que,  até novembro, todos os 7 mil postos da distribuidora possam ter aderido ao sistema.  Segundo a BR, a ideia é que, no futuro,  outras ações de marketing realizadas pela companhia passem a ser realizadas em um mesmo equipamento de POS,  integrando e simplificando todo o processo.

O serviço também  será estendido para a rede de revendedores da Liquigás,  que passarão a vender o botijão de gás –  hoje comercializado somente em dinheiro e à vista – por meio do cartão de crédito.