por Denise de Almeida
Assim como nos dois anos anteriores, a versão 2012 do plano de marketing da Ale Combustíveis envolve, além do programa de incentivo, fidelidade e gestão aos revendedores que aderirem ao pacote, ações promocionais com sorteios de carros, geladeiras, TV e prêmios instantâneos aos consumidores.
De acordo com o gerente executivo de marketing da companhia, Júlio Paulon, as ações foram pautadas na opinião de revendedores, que relataram que a iniciativa agrega um diferencial aos serviços prestados pelo posto e aumento no movimento de clientes.
Ocupando a quarta posição no ranking da distribuição de combustíveis, com cerca de 1,8 mil postos espalhados em quase todos os estados do país, a ALE tem definido também outras estratégias para se manter no mercado e concorrer com as grandes, BR, Ipiranga e Raízen.
Desmentindo os constantes rumores sobre a venda da distribuidora, o presidente arcelo Alecrim anunciou, em entrevista ao jornal Brasil Econômico, concedida no início de fevereiro, que a empresa vai ampliar o número de postos em mais 200 estabelecimentos ainda este ano e que se prepara para abrir seu capital junto ao mercado de ações.
Outra novidade ALE é a entrada da companhia no segmento de seguros. A iniciativa, segundo Alecrim, visa aproveitar a rede de postos sob sua bandeira e, em um primeiro momento, abrangerá seguros de vida, residencial, automóveis, patrimonial e dos postos, onde as coberturas serão contratadas pelos próprios revendedores. Posteriormente, os postos passarão a ser também pontos de venda dos produtos da seguradora.
A iniciativa integra a estratégia de diversificação de negócios da distribuidora, que hoje já envolve a loja virtual ALECompras, desenvolvida em parceria com o Wal Mart, e, mais recentemente, o fornecimento de produtos asfálticos, com a construção de uma unidade em Ponta Grossa, no Paraná.