por Denise de Almeida

Assim como nos dois anos anteriores, a versão 2012 do plano de marketing da Ale Combustíveis envolve, além do programa de incentivo, fidelidade e gestão aos revendedores que aderirem ao pacote, ações promocionais com sorteios de carros, geladeiras, TV e prêmios instantâneos aos consumidores.

De acordo com o gerente executivo de marketing  da companhia, Júlio Paulon, as ações foram pautadas na opinião de revendedores,  que relataram que a iniciativa agrega um diferencial aos serviços prestados pelo posto  e aumento no movimento de clientes.

Ocupando a quarta posição no ranking da distribuição de combustíveis, com cerca de 1,8 mil postos espalhados em quase todos os estados do país,  a ALE tem definido também outras estratégias para se manter no mercado  e concorrer com as grandes, BR, Ipiranga e Raízen.

Desmentindo os constantes rumores sobre a venda da distribuidora, o presidente  arcelo Alecrim   anunciou,  em entrevista ao jornal Brasil Econômico,  concedida no início de fevereiro, que a empresa vai ampliar o número de postos em mais 200 estabelecimentos ainda este ano  e que se prepara para abrir seu capital  junto ao mercado de ações. 

Outra novidade ALE  é a entrada da companhia  no segmento de seguros. A iniciativa, segundo Alecrim, visa aproveitar a rede de postos sob sua bandeira e,  em um primeiro momento, abrangerá seguros de vida, residencial, automóveis, patrimonial e dos postos, onde as coberturas serão contratadas pelos próprios revendedores.  Posteriormente, os postos passarão a ser  também pontos de venda dos produtos da seguradora.

A iniciativa integra a  estratégia de diversificação de negócios da distribuidora,   que hoje já envolve a loja virtual ALECompras, desenvolvida em parceria com o Wal Mart,  e,  mais recentemente,  o  fornecimento de produtos asfálticos,  com  a construção de uma unidade em Ponta Grossa,  no Paraná.