por Cristiane Collich Sampaio

“O Brasil é um dos mercados mais fortes da empresa no
mundo, tem perfil de crescimento acelerado, é grande e sofisticado. Por isso,
nossa intenção é de aumentar nossos investimentos na região e no país”, revela
o presidente mundial da Gilbarco Veeder-Root, Martin Gafinowitz, em entrevista
exclusiva à PO. Tanto que ele tem vindo ao Brasil três vezes por ano, pelo
menos, “para ficar próximo da equipe, dos clientes, avaliar potenciais
oportunidades e traçar planos para a região”. Ele constata que o restante da
América Latina também está em desenvolvimento, com aumento do PIB e maior
demanda por combustíveis, e aberta a novas tecnologias.



A fusão das duas empresas – Gilbarco, líder mundial em
bombas de combustíveis e dispensers, que também produz softwares de
gerenciamento, e Veeder Root, empresa de ponta no desenvolvimento de sistemas
de monitoramento ambiental – ocorreu em 2001. “A junção teve como objetivo
garantir maior portfólio de tecnologia de produtos e soluções combinadas. Com
isso, nos últimos 10 anos tivemos crescimento global considerável e chegamos à
liderança em ambos os segmentos”, comenta.



Gafinowitz enfatiza a importância da proximidade com o
cliente, da regionalização da atuação, salientando que o grupo não deseja
“gerenciar as empresas pelo mundo a partir da matriz dos EUA”. Embora ambas as
corporações já atuassem no Brasil há vários anos, primeiro isoladamente (a
Gilbarco por meio de representante) e depois como grupo, a aquisição da
Stratema, em 2011, ocorreu para ampliar essa presença, com maior oferta de
tecnologias e maior infraestrutura comercial e de pós-venda. E, como no caso de
outras fusões, no processo foi aproveitado o que havia de melhor nas duas
empresas. Entre os pontos fortes da Stratema estavam o contato com as
companhias e a estrutura de serviços; a Gilbarco entrou com o nome e
tecnologias globais.



Brasil como centro
exportador



Essa aquisição, ao que tudo indica, está sendo
fundamental para tornar o Brasil um centro exportador. “Hoje, as bombas que vão
para os demais países da América Latina vêm dos EUA. A ideia é preparar o
Brasil para abastecer esses países. A fusão facilitou esse processo de
regionalização, pois há a sinergia de custos, que deixa os produtos mais
competitivos para a venda nesses países”, adiantou o presidente do grupo para a
América Latina, André Freire, que também participou da entrevista. No próximo
ano, o plano da empresa é crescer 12% na América Latina em relação ao ano
passado, bem acima das estimativas do PIB para o período. O grupo é líder no
mercado latino-americano em bombas e monitoramento ambiental.



O processo de integração está em curso. Segundo ele, as
duas unidades fabris – Gilbarco Veeder-Root e Stratema – devem ser unificadas
nos próximos oito meses, com a mudança de toda a equipe para um local só, onde
haja espaço para expansão. Ele acrescenta que hoje a linha de bombas do grupo
traz o melhor propiciado pela fusão: estrutura, eletrônica e design da
Stratema e componentes hidráulicos e mecânicos da marca internacional.



Portfólio inovador



 Esta concepção também está presente na bomba Prime
MH, lançada neste segundo semestre (Veja foto).  Como explica Paula
Batalha Flórido, diretora de marketing para o Brasil, o novo produto “traz toda
a tecnologia e a versatilidade de uma bomba alta com a facilidade de operação e
manutenção e custos de uma bomba baixa, pois aceita upgrade e
instalação de acessórios, como tela de LCD, impressora, leitor de cartão e de
código de barras”.



A Prime MH foi desenvolvida a partir de pesquisa junto
aos clientes, que revelaram desejar uma bomba mais econômica, mas que não
dispensam tecnologia de ponta e design inovador. O novo modelo
proporciona perfeita operacionalização, manutenção de baixo custo e estrutura
de alta resistência, possuindo certificação da UL do Brasil e homologação do
Inmetro. “Atualmente, também estamos divulgando a tecnologia de pagamento móvel,
com cartão por meio de celular”, acrescenta André Freire.



Além da bomba, o grupo ainda lançou este ano o
Veeder-Root TLS4, sistema de monitoramento de estoque e controle ambiental para
postos, preparado para aceitarupgrades e funcionalidades diversas. “Trata-se
de um sistema de fácil manuseio, com telatouch screem, que pode ser acessado
pela web; o proprietário do posto pode conectá-lo até pelo celular,
obtendo imediatamente informações sobre estoques e resultados do monitoramento
ambiental”, esclarece a diretora de marketing.



Recentemente, o grupo internacional adquiriu a Catlow,
fabricante de bicos que recuperam vapores, os quais, no caso dos postos, se
originam no momento do descarregamento nos tanques dos postos e do
abastecimento de veículos. “A cada ano, um posto joga na atmosfera toneladas de
vapor, nesses dois estágios”, comenta Martin Gafinowitz.



No Brasil ainda não existe um mercado formalizado para o
produto. Por isso a Gilbarco Veeder-Root procura divulgar a tecnologia que,
apesar de trazer benefícios econômicos para o dono do posto, por reduzir as
perdas com evaporação, traz ganhos ambientais muito maiores.



Ao falar das estratégias de crescimento no país e no
continente, André Freire destaca a regionalização da operação direta, tanto a
parte comercial quanto a assistência técnica, e também a divulgação da marca.
“A empresa estará mais voltada para fora a partir de agora. Queremos reforçar a
marca e nossa presença no mercado. Acredito que essas serão as grandes
alavancas de crescimento no curto prazo. Esse é o plano”, anuncia.