No dia 11 de novembro, com uma grande ação de mídia concentrada no estado de São Paulo, a Unica deu início a uma ofensiva para reabilitar a imagem do etanol perante o consumidor brasileiro, aproveitando a expansão da oferta do produto. Com o slogan Coloca Etanol, o combustível completão, a campanha, sempre em um tom bem humorado, destaca os impactos positivos do etanol de cana para a economia e o meio ambiente e incentiva seu consumo. Nessa primeira fase da campanha, que vai até o dia 15 de dezembro, as peças publicitárias, ambientadas num posto – que tem como “frentista” o ator Lucio Mauro Filho, do seriado A Grande Família – serão veiculadas em outdoors, rádios, TVs, revistas, mídias sociais e no jornal Metro. Em paralelo, por meio de parceria com o Sindicom e com postos da capital e de Araçatuba, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Piracicaba, foram programadas ações promocionais com a participação de artistas famosos, como Danielle Winits, Eri Johnson, Ellen Roche, Fabiana Karla, Rodrigo Santana e Leonardo Miggiorin. O trabalho foi criado e executado em parceria pela agência Borghi/Lowe e pela Open.

No dia 8, na entrevista coletiva em que a campanha foi apresentada à mprensa e aos dirigentes de sindicatos paulistas da revenda, o diretor de Comunicação Corporativa da Unica, Adhemar Altieri, explicou que “o preço do etanol já é economicamente vantajoso em várias regiões do país, mas boa parte dos consumidores ainda não percebeu essa mudança”. Foi por esse motivo que a entidade decidiu lançar uma ampla campanha para informar e conscientizar o consumidor, enfatizando as vantagens ambientais, sociais e econômicas que o combustível agrega.

Mais etanol

Em São Paulo, estado que responde por 50% do consumo do país, o preço do etanol correspondia, em média, a 66,65% do preço da gasolina, de acordo com o levantamento semanal de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entre 4 e 24 de novembro. Também em Goiás, Mato Grosso e Paraná, entre outros estados, o preço do etanol é competitivo. Ao ser questionado sobre ferir interesses da Petrobras, Altieri disse que a empresa “já não tem mais onde buscar gasolina para importar”, o que está levando a problemas de abastecimento no país. O aumento do percentual de etanol na gasolina, de 20% para 25%, previsto para 2013, segundo ele, deverá deixar a Petrobras “feliz”.

O diretor da Unica garantiu que, “para ousar lançar uma campanha como essa, em que há a expectativa de aumento de vendas, o setor tem estoques de etanol a oferecer”. Ele disse, ainda que o consumo de hidratado em São Paulo está um pouco abaixo do patamar do ano anterior e, mesmo sem estipular metas para a campanha, adiantou que “se houver crescimento de 15% nas vendas estas serão equiparadas às do ano passado, o que será muito bom para o setor”.

(Veja mais sobre o cenário do etanol na entrevista de Antonio de Pádua Rodrigues, publicada nesta edição.)