por Márcia Alves

A Petrotanque tem construído uma trajetória vitoriosa desde que se instalou, há 15 anos, em Cedral (SP), onde ocupa uma área construída de 3,5 mil m2 em um terreno de mais de 12,5 mil m2. Especializada na fabricação de tanques de combustíveis, a empresa foi a primeira do país a conquistar a certificação do Inmetro para tanque aéreo jaquetado de 60 mil litros. 

No último ano, vendeu duas mil unidades de tanques jaquetados. “Costumo chamar esse tanque de ‘cofre do posto de combustíveis’, porque nele o revendedor armazena o seu dinheiro e o futuro do meio ambiente”, diz o diretor Welson Borges Filho. Ele conta que neste ano a empresa aumentou em 15% o seu quadro de colaboradores, além de já ter cumprido sua meta anual de desempenho.

Em 2015, a empresa quer chegar ainda mais longe, atingindo a ambiciosa marca de 15% de crescimento. Para superar o seu maior desafio na atualidade, que é a escassez de mão de obra especializada, a Petrotanque aumentará em 30% a mecanização da linha de produção. 

Para tanto, investiu na ferramenta “arco submerso”, que faz a soldagem dos tanques. “Trata-se de um robô que solda o tanque e o deixa em condição de acabamento”, explica. Outra medida foi criar uma espécie de “escolinha” de solda dentro da indústria para formar seus próprios soldadores.

Mas, os investimentos não param por aí. A empresa também está mecanizando seu sistema de jaquetamento de tanques, para atingir uma superfície de acabamento mais perfeita. Também está nos planos alavancar as vendas para outros segmentos. Para TRRs e distribuidoras, a proposta é vender grandes reservatórios de até 100 milhões de litros. “Usaremos nosso conhecimento técnico e experiência em calderaria”, diz.

De acordo com Welson, o maior diferencial da Petrotanque é o atendimento humanizado. “Somos adeptos da venda presencial, o que nos permite estreitar o relacionamento com os clientes”, diz. A empresa se dedica à etapa pós-venda, aplicando pesquisa mensal de satisfação dos clientes. Outro diferencial são as sólidas parcerias, como com a Leone.

Não por acaso, Welson chama a Petrotanque de “joia do interior paulista”. Em um mercado concorrido, ele se gaba da longevidade da empresa. O diretor atribui a trajetória vitoriosa a quatro virtudes: “ética, honestidade, companheirismo e empreendedorismo”.