por Cristiane Collich Sampaio


 


Com o projeto Fashion Innovation Attitude, Fiat supera os limites da indústria automobilística e envereda pelos campos da moda, das artes plásticas e da música. Foi isso que se viu durante a última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), da qual foi patrocinadora.


As três instalações artísticas – criadas por Fábia Bercsek, marton + marton e pelo coletivo de artistas, Base-VA, patrocinadas pela empresa e espalhadas pelo prédio da Bienal – misturaram arte, natureza, universos fantásticos, mundos paralelos e formas orgânicas como ponto de partida, enfatizando o conceito de sustentabilidade.


Além disso, procurando reforçar a irreverência e vanguardismo que marcam seu estilo, mais uma vez subiu às passarelas mostrando cinco novos modelos de camiseta, as FiaT-shirts, desenvolvidos pela griffe Cavalera exclusivamente para esse projeto.


Mas também a música contou com a intervenção da empresa este ano, a qual trouxe ao Brasil, pela primeira vez a banda britânica Eight Legs, para uma apresentação para convidados.


Responsabilidade sócio-ambiental


A presença da Fiat nesta SPFW, que teve como tema a sustentabilidade, esteve em perfeita sintonia com sua atuação na esfera da responsabilidade sócio-ambiental. A empresa desenvolve hoje o projeto de inclusão social Árvore da Vida, em Betim (MG), e um sistema de gestão ambiental, que tem como destaques a coleta seletiva de resíduos recicláveis e o tratamento da água utilizada no processo industrial, com recirculação de 92%. Atualmente, a Ilha Ecológica, instalada na fábrica, movimenta cerca de 100 mil toneladas/ano, entre metais, madeira, papel, plástico, isopor e óleo, além de recolher e encaminhar para reciclagem 2,5 mil lâmpadas fluorescentes por mês. Desde 1990 a Fiat já investiu US$ 90 milhões em tecnologia e projetos para a preservação e melhoria do meio-ambiente.