No início de setembro, Felipe Arinella, responsável pelo setor de compras dos nove postos que integram a Rede Arinella, em São Paulo (SP), precisava de um andâime para a reforma de um dos estabelecimentos e também de vários jogos de tapetes para veículos, para vendê-los em toda a rede. Como faz há mais de cinco anos, sempre que tem de comprar algo para os postos, telefonou para o Sincopetro, solicitando ao Mercado Eletrônico uma cotação de preços. No dia seguinte, recebeu por e-mail uma lista de preços de diversos fornecedores, fechando o negócio por um valor bem abaixo do que esperava. “Exceto a gasolina, tudo mais que preciso para os postos e até para mim, consulto primeiro o Mercado Eletrônico”, afirma.


Felipe está entre as centenas de associados que utilizam freqüente­mente esse serviço, oferecido gratuitamente pelo Sin­copetro aos fi­liados, desde 1998. Atualmente, mais de 28 mil fornecedores de equipamentos, produtos e serviços estão cadastrados ao banco de dados do Mercado Eletrônico. A ga­ma de itens oferecidos é imensa, incluindo de equipamentos para postos, como tanques, bom­bas, mangueiras, óleos lubrificantes, filtros, extintores e outros, a suprimentos para escritório, como bobinas para PDV, material de limpeza, gôndolas, ar condicionado etc. No segmento de eletro-eletrônicos, o Mercado Eletrônico tem cadastrado mais de 100 fornecedores, que oferecem cotação para computadores, conforme a configuração solicitada, mo­nitores, impressoras, telas e vídeos etc.


No Sincopetro, Daniela Prado, que desde o início atende às solicitações dos reven­dedores, tanto por telefone quanto por
e-mail, comemora os resultados. “Nesses anos todos, ajudamos muitos re­vendedores a adquirir produtos pelo menor preço, de forma rápida e ágil”, diz. Segundo ela, mensalmente o Mercado Eletrônico realiza mais  de mil cotações de preços. O serviço tem sido uma ferramenta bastante útil também para os postos que precisam iniciar uma reforma. Exemplo disso aconteceu recentemente com o Posto Analice, localizado em Osasco, na Grande São Paulo, que para iniciar uma reforma na parte elétrica, enviou ao Mercado Eletrônico uma lista com mais de 60 itens de ferramen­taria para serem cotados. Resultado: em 24 horas, o posto recebeu uma relação com os preços de cinco fornecedores, cujos valores, em média, ficaram 40% abaixo em relação ao maior.


Este serviço  tem ajudado também os postos que necessitam se adequar à legislação ambiental, tornando disponível um cadastro específico de fornecedores para todos os equipamentos dessa área, co­mo caixas separadoras, tubulações, bombas, tanques e outros, além de empresas pres­tadoras de serviços, que realizam levantamento de passivo, reme­diação de solo, assessoria am­bien­tal etc. Um cuidado importante é a indicação apenas de fornecedores creden­ciados e equipamentos certificados pelos respectivos órgãos que cuidam da normalização e regulamentação ambiental.


marcia@postonet.com.br


 


Como funciona
o Mercado Eletrônico


 


1º Contato


O revendedor deve informar por telefone (11 – 2109 0600) ou e-mail (compras@sincopetro.org.br) a descrição dos equipamentos, produtos ou serviços
que necessita.


 


2º Repasse aos fornecedores


Conforme os itens solicitados para cotação de preços, o Sincopetro seleciona os fornecedores e transmite a eles o pedido, eletronicamente, juntamente com os dados para contato direto com o revendedor.


 


3º Cotação de preços


Semelhante a uma concorrência de preços, cada um dos fornecedores selecionados orça os produtos, sem saber qual o valor informado pelos demais. Dessa fase em diante, o Sincopetro apenas acompanha o trâmite do serviço, sem interferir na negociação.


4º Resultado


Dependendo da opção – e-mail, fax ou telefone –,  o Sincopetro, por meio  do Mercado Eletrônico, envia ao revendedor uma lista com os preços de três a cinco fornecedores para cada item solicitado, contendo as condições de pagamentos, marca do fabricante e telefone para contato. Outros fornecedores também podem participar da concorrência, realizando contato direto com o revendedor. Para fechar o negócio, o revendedor pode optar pelo menor preço da lista – que inclusive vem assinalado – ou, ainda, com os valores em mãos, negociar uma maior redução dos preços. (MA)