por Márcia Alves


 


A MTB Soluções em Automação está completando 17 anos de existência com muitos motivos para comemorar. Sua fundação, em Campinas (SP), coincide com período de expansão das bombas eletrônicas no país. “Iniciamos na época certa”, afirma o diretor Nilton Burghi, especialista mecatrônico em projetos de bombas de combustíveis providas de tecnologia digital, cujo currículo ainda inclui a participação pioneira no projeto da primeira bomba eletrônica de combustível fabricada no país, em meados da década de 80.


 


Com atuação consolidada no mercado, a MTB atende, hoje, a demanda em projetos eletrônicos e de informática para o segmento de automação em postos de serviços. Além de fabricar produtos equipados com hardware e software, a empresa também se especializou nos serviços de instalação e suporte técnico integrados aos seus produtos.


 


Burghi conta que a ascensão da empresa foi estimulada pela legislação fiscal que exigiu dos postos a implantação de novos sistemas, como ECFs, TEF integrado e Sintegra. Desde então, para atender as constantes alterações nesses sistemas, que variam conforme a legislação fiscal de cada estado, a MTB constitui uma equipe de quatro programadores e um analista de sistemas, que atua em tempo integral no suporte à instalação de upgrade e homologação dos softwares.


 


“Para evitar transtornos aos nossos clientes durante a fiscalização, adotamos o procedimento de antecipar em seis meses, em média, a oferta de novas versões de sistemas, antes mesmo da obrigatoriedade legal”, informa Burghi.


 



Família de produtos


Não por acaso o nome MTB foi inspirado nas iniciais do termo “Making Things Better”, que significa “Fazendo as Coisas Melhores”. A empresa é especializada e atua tanto como software-house quanto como fabricante de hardware. Seus três produtos carros-chefe são versáteis, pois se complementam.


 


 • O clássico sistema de automação WinGas Fire versão 2011, criado em 1999, roda em plataforma operacional MS Windows e conta com moderna e ampla linguagem de programação, além de um seguro e robusto banco de dados. Sua função de caixa fiscal atende integralmente as legislações vigentes e respectiva ferramenta de retaguarda voltada à gestão executiva do estabelecimento. Entre outras funções, o sistema realiza a geração do LMC, controles de estoque e financeiro, bem como relatórios gerenciais.


 


• O conhecido GBOX foi o primeiro módulo 100% nacional para bombas genuinamente eletrônicas, lançado em 1995 e aprovado pelo Inmetro. Em constante evolução, o GBOX Multi foi lançado no ano passado como o mais avançado módulo de automação do mercado.


 


• O terceiro produto, o leitor de chip na bomba denominado Touch&Go, funciona como um acessório que complementa as funcionalidades de um posto automatizado. Ele oferece a amarração e o controle total dos registros dos abastecimentos da pista e respectivas ilhas de bombas, identificando também frentistas ou clientes.