por Márcia Alves


 


Dez anos depois de ter sido extinta, a estação de trem da charmosa e antiga Vila de Paranapiacaba, em Santo André, na Grande São Paulo, se prepara para voltar a funcionar. Testemunha de uma importante fase de expansão no Brasil, a histórica vila fundada pelos ingleses será incorporada ao roteiro do Expresso Turístico, serviço ferroviário que percorre os principais pontos turístico ao longo da malha férrea paulista, partindo da estação da Luz, na capital.


Parte da primeira ferrovia paulista, a Vila de Paranapiacaba proporciona ao turista uma viagem no tempo. O relógio da estação lembra o famoso Big Ben londrino, especialmente quando coberto por um nevoeiro espesso, tal qual o fog inglês. Uma das construções mais antigas do local é residência do engenheiro-chefe da ferrovia. Erguida em 1897, a maior casa de Paranapiacaba possui janelas com visão panorâmica da Vila Inglesa e abriga o Museu Castelinho.


Entre outras atrações, os visitantes podem conhecer ainda o Museu Funicular, que preserva o sistema de tração da ferrovia e outras peças, e o antigo mercado, edificado em torno de 1899. O Clube União Lyra Serrano, uma das últimas construções (por volta de 1936) inglesas, recebe atividades culturais e sociais. O passeio de maria-fumaça é obrigatório para quem visita Paranapiacaba.


A linha é composta por uma locomotiva a vapor inglesa Sharp-Stewart nº 10, a segunda mais antiga do país, construída pela empresa britânica São Paulo Railway Co. em 1867, ano do início da operação da ferrovia em Paranapiacaba. Acoplado à locomotiva está o carro de passageiros de primeira classe, feito de madeira, em 1914.


Em agosto, a prefeitura de Santo André preparava os últimos ajustes, antes de inaugurar a linha turística. Inicialmente, só haverá viagens de 15 em 15 dias, aos domingos, com embarque na Estação da Luz. O valor da passagem, de ida e volta, será de R$ 25.