por Márcia Alves


 


Se você adora carros e está antenado com todas as novas tecnologias, vai gostar de saber que, em futuro breve, haverá no mercado veículos inteligentes, dotados das mais avançadas inovações tecnológicas. Esses carros do futuro são mais seguros, confortáveis e fáceis de dirigir. Em agosto, a japonesa Nissan Motor Co. apresentou um novo tipo de carro que pretende acabar com a teimosia daqueles que se acham melhores motoristas depois umas cervejas. O carro-conceito, por enquanto um protótipo, possui atributos preventivos para evitar que motoristas dirijam alcoolizados.


 


O veículo possui sensores de odores nos banco do motorista e do passageiro que identificam níveis de álcool, enquanto um detector ultra-sensível na alavanca do câmbio mede a transpiração da palma da mão do motorista. Caso seja constatado o excesso de álcool no corpo do motorista, o sistema paralisa o veículo e um alerta sonoro é emitido pelo computador de bordo.


 


Além disso, a detecção do álcool também é feita por meio de escaneamento dos olhos, monitorando o nível de atenção do motorista. Se o sistema percebe sinais de embriaguez, emite um alerta sonoro ao mesmo tempo em que aperta com certa pressão o cinto de segurança do motorista. O sistema também monitora o comportamento do veículo, caso o motorista tenha um momento de distração e o veículo não siga uma trajetória retilínea.


 


Uma outra tecnologia desenvolvida pela Nissan equipará o novo modelo Skyline, que será lançado no Japão. No caso de eventuais impactos com pedestres, o capô desse modelo se abre automaticamente, reduzindo os ferimentos na cabeça dos pedestres. O conceito Pop-up Engine Hood, utilizado nesse modelo, foi concebido para criar mais espaço entre o pedestre e o motor, evitando assim a colisão do pedestre com objetos mais resistentes.


 


Da mesma montadora, também já estão no mercado os novos modelos equipados com medidor instantâneo de consumo de combustível, que informa os gastos de acordo com o estilo de direção adotado. As melhorias no consumo são refletidas principalmente em aceleração e frenagem mais amenas. Durante os testes realizados internamente, observou-se uma redução de cerca de 10% no consumo de combustível, isso porque os condutores estavam conscientes do quanto de combustível era gasto em tempo real. Essa tecnologia ainda não tem previsão de chegada no Brasil.


 


Auxílio para dirigir


As novas tecnologias adotadas pelas fabricantes de veículos também podem tornar a tarefa de dirigir muito mais segura e tranqüila. A alemã Siemens desenvolveu o Pro Pilot, sistema avançado de assistência ao condutor, que entra em operação antes que ocorram situações críticas. Por meio de sensores a radar e até câmeras por infravermelho, estes sistemas inteligentes contribuem para evitar riscos.


 


Entre suas funções, o Pro Pilot indica continuamente o limite de velocidade do veículo; orienta sobre o melhor momento para a troca de pista; controla a distância do veículo à frente; detecta os pontos não visíveis na pista; adverte por meio de mensagens sonoras sobre a saída de pista não intencional ou falta de controle de direção; e permite, ainda, a visibilidade de barreiras ou pedestres na pista à noite por meio do auxílio de raios infravermelhos. Além disso, nas áreas urbanas, ajuda o condutor a estacionar em pequenos espaços e vagas paralelas e a enfrentar os engarrafamentos, por meio de ajustes das funções do motor e do freio.