por Márcia Alves

É inegável que iPad se tornou um divisor de águas no setor de tecnologia. Desde que foi lançado, o tablet da Apple já sacudiu o mercado de notebooks e quase enterrou os netbooks, permanecendo no topo dos similares mais vendidos. As principais vantagens são a capacidade de armazenamento de dados, 64 GB, e a duração da bateria, 10 horas contra 3 horas dos notebooks.

Mas não são esses os motivos do iPad colecionar uma legião de fãs. Boa parte do seu sucesso é creditada às facilidades de sua navegação, à rapidez com que responde aos comandos e à excelência do uso de sua tela touchscreen. Com uma interface conhecida (a mesma do iPhone), o aparelho agrada também pela dimensão de sua tela (9,7 polegadas) e peso de 680 gramas.

Para quem deseja usar o equipamento para entretenimento, os cerca de 150 mil aplicativos são bem interessantes. Embora uma pesquisa recente tenha revelado que 84,4% dos proprietários de iPad utilizem o aparelho para se manterem informados sobre notícias e atualidades, seu uso tem desafiado a criatividade. Para executivos, artistas gráficos e corretores de imóveis o iPad tem sido útil. Porém, o equipamento pode ser encontrado em lugares inimagináveis.

No Japão, por exemplo, iPad é preferido pelo lutadores de sumô, que viviam perdendo treinos e campeonatos porque suas mãos grandes não se adaptavam ao teclado dos celulares. Já nos Estados Unidos, os pilotos de avião foram autorizados a substituir os mapas de papel pelo iPad. No Brasil, a ideia mais original partiu de um dentista do interior de São Paulo, que decidiu adquirir o equipamento para apresentar vídeos didáticos e desenhos de dentes aos seus pacientes.

Mas o iPad tem se saído muito bem em bares e restaurantes do país. No Trovatta Risoteria, em Curitiba (PR), o iPad inaugurou um novo conceito de atendimento, por meio de um cardápio digital que resultou em maior praticidade e rapidez no serviço aos clientes. Nos 15 aparelhos disponíveis, os clientes podem conferir as opções e realizar o pedido diretamente à cozinha, sem precisar do garçom.

Se a pessoa tiver dificuldade para realizar o pedido, o iPad oferece a opção “auxílio do garçom”. Todas as informações digitadas no aparelho aparecem em um servidor, que traz também dados sobre o estoque do restaurante, tempo do pedido e o subtotal da conta de cada mesa.

Em São Paulo, outro exemplo, o Bar Brahma adotou iPads em suas mesas para facilitando o atendimento. A inovação demonstra que mesmo os lugares mais antigos e populares devem seguir se renovando.