por Márcia Alves

Muitos motoristas não ignoram que a forma de dirigir influi diretamente no consumo de combustíveis. O uso excessivo do freio e a pressão constante sobre o acelerador podem aumentar em 20% a queima do combustível no veículo, segundo especialistas. Mas como controlar a forma de dirigir e, principalmente, saber em que momento se está errando? Para solucionar a questão, muitas montadoras de veículos estão apostando em novos sistemas que analisam o modo de condução e orientam o motorista a otimizar o uso do combustível.

Fora do país, o sistema já está em uso desde 2009. A Ford, por exemplo, oferece essa solução, batizada de Econo Check, mas ainda exclusivamente para a Inglaterra. No Brasil, a novidade deverá ser incorporada à nova geração do Fiat Punto, com a promessa de auxiliar na redução de 10% a 50% do consumo. O Eco:Drive, como foi chamado, é um aplicativo que analisa as rotas percorridas pelo motorista e converte as informações em gráficos simples, que analisam desempenho, consumo, nível de emissão de CO2 e o quanto se economizou.

Escala de pontos

O sistema não interfere no funcionamento mecânico do automóvel e não exibe relatórios diretamente no painel, como ocorre com os modelos importados híbridos. A utilização é simples: basta fazer o download e instalar o aplicativo Eco:Drive, disponível no site da Fiat, em um pendrive, depois é só conectá-lo à entrada USB do automóvel, no início do percurso, e ao término, introduzi-lo em um computador. Os dados sobre a viagem realizada serão medidos pelo Eco:Index, uma escala que atribui pontos (máximo de 100) à forma de condução, verificando as variações e apontando melhorias, como aceleração, frenagem ou mudanças de velocidade.

Para uma rota habitual do motorista, o sistema mostra os erros de direção e indica o momento certo de mudar a velocidade do veículo. Já o Eco:Calculator avalia desde a distância total, a emissão de CO2 e o consumo médio de combustível. Segundo especialistas, a tendência é que esses sistemas se popularizem nos próximos três anos, principalmente, devido ao apelo ambiental da redução de emissões poluentes.

Como funciona

No pendrive: Conectar um pendrive à entrada USB, durante o percurso. Retirar o pendrive, conectar a computador, acessar o site (ecodrive.fiat.com.br) e clicar em sincronizar dados.

No smartphone: Depois de realizar o download do aplicativo no site, o aparelho deve ser conectado à entrada USB do veículo. Em seguida, ativar o sistema 3G do celular, o GPS, para obter dados detalhados da rota. O sistema analisará as rotas, avaliará detalhes do desempenho do condutor, sugerindo melhorias, além de calcular a taxa de emissão de CO2 e o consumo de combustível.

O resultado será medido pelo Eco:Index, um ranking pessoal que atinge até 100 pontos e que pode ser compartilhado pelo condutor nas redes sociais.