por Márcia Alves

A regulamentação do uso de celulares e tablets para as mesmas funções dos cartões bancários ocorreu em outubro, por meio da Lei 12.865/13, mas a corrida para ocupar esse novo mercado está acirrando a concorrência entre bancos, operadoras de telefonia e de cartão de crédito, além de empresas privadas. Considerando apenas a base de clientes e a rede de distribuição de um dos bancos, o número de usuários que poderá trocar o cartão pelo celular pode ultrapassar um milhão de pessoas.

Entretanto, a substituição pelo novo meio de pagamento móvel não deverá atingir apenas a população bancarizada. De acordo com o autor da Lei 12.865, senador Walter Pinheiro (PT-BA), além da praticidade, o novo serviço de pagamento móvel incluirá 39% da população brasileira que está, atualmente, fora do sistema bancário. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima-se esse público em 55 milhões de pessoas, que movimentam R$ 650 bilhões por ano.

Outro alvo das empresas fornecedoras de aplicativos para o celular é o segmento dos pequenos e médios negócios. O argumento é que esse novo meio de pagamento não é como os cartões, que precisam de “maquininha” e cobram mensalidade. As empresas do varejo que optam por aceitar cartões pagam mensalidade média de R$ 100 por uma máquina convencional, mais a taxa de transação, que pode chegar até 3,5%, dependendo do plano escolhido.

Modelos de pagamento móvel

Existem quatro meios disponíveis para pagamento com o celular:

- Código bidimensional – usa o QR Code que funciona como um código de barras ao ser focalizado pela câmera do celular. O usuário é direcionado para uma tela de pagamento em que digita o valor da conta.

- Pagamento pela web – o site ou aplicativo da empresa que faz a transmissão do pagamento deve ser acessado e os dados do cartão digitados por quem recebe a compra.

- Receptor externo – o usuário passa o cartão em um leitor conectado ao celular e digita o valor no aplicativo.

- URA (Unidade de resposta audível) – o pagamento é feito por meio de ligação telefônica, com tecnologia de reconhecimento de voz.

- NFC (near Field communication) – o pagamento é feito a partir da aproximação do celular com a tecnologia para transmissão de dados à distância.