por Cristiane Collich Sampaio


 


A cada ano aumenta o número de transatlânticos que percorrem a costa brasileira entre novembro e abril. A estabilidade do real foi um dos fatores a popularizar os cruzeiros marítimos por aqui, tornando essa forma de turismo ? que, por si só, já reúne múltiplos atrativos ? muito convidativa.


Desfrutar o dolce fare niente, no deck, numa Jacuzzi ou simplesmente encostar-se na amurada, observando a sucessão de paisagens, quando o navio está próximo do litoral, podem ser opções para quem quer apenas descansar. Para outros, de todas as faixas etárias, os cruzeiros oferecem ambientes e atividades diversificadas, diurnas e noturnas. Durante o dia, academia, circuito de Cooper, sessões de massagem, recreação, sala de jogos, shows ao ar livre, biblioteca; à noite, festas, jantar com música ao vivo e boate. Há, ainda, o free shop, para que ninguém sinta saudades de shoppings. E, depois que a embarcação sai das águas territoriais do país, o cassino, já que o jogo de azar é proibido no Brasil.


Em sua grande maioria, as embarcações trabalham no sistema de all inclusive, em que no preço do pacote também estão incluídos os custos com refeições e bebidas, alcoólicas também. É só acomodar-se num dos restaurantes ? com cardápios variados ? ou bares do navio e pedir o que quiser, sem precisar colocar a mão no bolso.


Para outras despesas ? como fichas para jogos e compras em geral ? o hóspede recebe um cartão magnético e define previamente como irá quitar suas despesas: se em dólar ou por meio de cartão de crédito internacional.


A estadia num navio assim já valeria a viagem. Mas há as paradas ? de horas ou dias ? para conhecer e aproveitar os encantos de novos cenários. Opções não faltam.


 


Muito por pouco


 


Para atender à demanda, pelo terceiro ano consecutivo, a CVC Turismo terá a maior frota de navios, em número, do Brasil. Na próxima temporada irá operar com seis transatlânticos e espera elevação de 30% no total de passageiros transportados, de 115 mil, em 2007/2008, para 150 mil, em 2008/2009. E quem quiser adquirir pacotes para Ano Novo e Carnaval tem de correr, pois, ainda que mais caros, a procura é grande.


Curiosamente, apesar de reunir os requisitos de um hotel cinco estrelas ? quanto à qualidade dos serviços, das instalações, do conforto e comodidades disponíveis ?, a relação custo/beneficio é muito atraente.


Com pacotes variáveis de três até sete dias, com diferentes roteiros, o custo individual em acomodação dupla parte de US$ 515, em cabine interna, e, durante o Ano Novo, chega a US$ 3 690, em suíte Royal, dependendo da embarcação.


 


Destinos e roteiros diferenciados


 


Nesta temporada, um dos grandes diferenciais da CVC é a diversificação dos portos de embarque. Os navios Zenith e Mistral terão roteiros com partidas de Santos (SP), com destaque para o Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), assim como o Celebration e o Soberano dos Mares, enquanto que o Imperatriz dos Mares sairá do Rio de Janeiro e o New Pacific, de Recife (PE).


Os itinerários e as paradas variam também. Os cruzeiros que partem do Sudeste e seguem em direção ao Sul podem ter como destino Buenos Aires (Argentina), Montevidéu, Punta Del Este, no Uruguai, com uma parada em Itajaí (SC), ou mesmo Florianópolis (SC). Os que vão para o Norte, podem chegar até Maceió (AL) ou Salvador (BA), mas há opções mais próximas, como Ilhéus e Porto Seguro, também na Bahia, Vitória (ES), Cabo Frio e Búzios (RJ).


No Nordeste, o New Pacific zarpa do Recife, com paradas em Fortaleza (CE), Natal (RN) e no indescritível Arquipélago de Fernando de Noronha (PE).


Mas estas são apenas algumas das opções disponíveis para este verão, pois outras operadoras de turismo também estão investindo nesse filão.


E, então, o que está esperando para marcar sua viagem?


 



Informações adicionais


 


· Soberano dos Mares: 1153 cabines (431 internas, 722 externas, das quais 62 com varanda); 825 tripulantes; duas piscinas e duas Jacuzzi.


 · Celebration: 743 cabines (290 internas e 453 externas); 670 tripulantes; três piscinas e duas Jacuzzi.


· Zenith: 689 cabines (148 internas e 541 externas); 670 tripulantes; duas piscinas e três Jacuzzi.


· Mistral: 625 cabines (223 internas, 402 externas, das quais 80 com varanda); 470 tripulantes; uma piscina e uma Jacuzzi.


· Imperatriz dos Mares: 800 cabines (329 internas, 471 externas, das quais 69 com varanda); 685 tripulantes; uma piscina e quatro Jacuzzi.


· New Pacific: 320 cabines (70 internas e 250 externas); 350 tripulantes; duas piscinas.


 


Para mais informações, acesse o site www.cvc.com.br.