por Cristiane Collich Sampaio


 


De um a três bilhetes do metrô, dependendo do itinerário. É esse o custo total para os que embarcam num dos roteiros culturais do Turismetrô, com destino a pontos turísticos de diferentes regiões da cidade de São Paulo (SP).


Com cerca de 11 milhões de habitantes, a capital paulista recebe, em média, o mesmo número de visitantes por ano, atraídos especialmente pelas oportunidades de negócios. O que poucos conhecem, no entanto, é a riqueza histórico-cultural guardada por seus inúmeros monumentos, casarões, igrejas e avenidas.


Em janeiro de 2006, com o objetivo de desvendar esse universo, a São Paulo Turismo, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, desenvolveu o projeto do Turismetrô. São seis roteiros distintos, com duração média de três horas cada um, todos com partida na estação Sé do metrô de São Paulo. Os grupos, de até 25 pessoas, são acompanhados por guias bilíngües e por atores, que encenam passagens históricas, revelando detalhes dos locais visitados. A opção pode recair sobre turismo na Sé, na Luz, no Theatro Municipal e arredores, na Paulista, no Memorial do Imigrante e, ainda, no Memorial da América Latina (veja a seguir, datas, horários e detalhes dos roteiros).


Para integrar um desses grupos, nos fins de semana o interessado deve dirigir-se ao balcão do Turismetrô na estação Sé com pelo menos 20 minutos de antecedência, adquirir o número de bilhetes necessários ao roteiro escolhido e embarcar na viagem.


 



Roteiros


 


Turismo na Sé


Locais visitados: desembarque na estação São Bento, para visita à Igreja de São Bento*, Largo de São Bento, Praça Antônio Prado, Rua 15 de Novembro, Rua do Comércio, Largo do Café, Praça do Patriarca, Igreja Santo Antônio, Rua da Quitanda, Centro Cultural Banco do Brasil*, Pateo do Collegio*, Capela do Beato Padre Anchieta, Casa nº 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa*, Centro Cultural da Caixa Econômica, Praça da Sé/Marco Zero e Catedral da Sé*.


Datas e horários: sábados, às 9h, e domingos, às 9h e às 14h. Custo: um bilhete de metrô.


 


Turismo na Luz


Locais visitados: desembarque na estação da Luz, para visita à Estação da Luz*, Parque da Luz*, Café Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra* e Museu dos Presépios.


Datas e horários: sábados, às 14h. Custo: um bilhete de metrô.


 


Roteiro Teatro Municipal


Locais visitados: desembarque na estação Anhangabaú, para visita à Ladeira da Memória, Shopping Light, Teatro Municipal*, Monumento a Carlos Gomes e Fonte dos Desejos, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Faculdade de Direito Largo do São Francisco, Igreja de São Francisco de Assis*, Igreja da Ordem 3ª de São Francisco, Escola de Comércio Álvares Penteado, Igreja de São Gonçalo, Fórum João Mendes e Tribunal de Justiça, Capela do Menino Jesus e Santa Luzia*, Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Igreja da Ordem 3ª do Carmo.


Datas e horários: sábados, às 14h. Custo: um bilhete de metrô.


 


Turismo na Paulista


Locais visitados:


Metrô Estação Sé – destino Palmeiras-Barra Funda – Desembarque Estação República Praça da República, Edifício COPAN, Edifício Itália, Secretária da Educação Estação República destino Corinthias- Itaquera – desembarque Estação Bresser-Mooca Memorial do Imigrante* Passeio de Maria-Fumaça (opcional, pago a parte)  Metrô Estação Bresser-Mooca destino Estação República Praça da República Metrô Estação República destino


 


Estação Sé*


Observações: Bilhetes de metrô necessários: 3 Saídas da Estação Sé do Metrô Todos os domingos, às 14h Duração média: 3 horas O roteiro não sai em caso de chuva. Itinerário pode ser alterado sem prévio aviso, visando à melhor operação do roteiro. Máximo de 25 participantes por saída.


 


Para comprar o seu ingresso, basta ir até a Estação Sé do Metrô e procurar o balcão de informações do TurisMetrô. Equipamentos assinalados com (*) oferecem visita interna. Todos os roteiros estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Obs.: As informações acima estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio.


 


Locais visitados: desembarque na estação Brigadeiro, para visita à Casa das Rosas*, Grupo Escolar Rodrigues Alves, Hospital Santa Catarina e Instituto Pasteur, embarque na estação Brigadeiro, com destino à estação Trianon-Masp, para visitação ao Parque Trianon* e à feirinha e exposições do Masp* (opcional, com desconto na visitação).


Datas e horários: domingos, às 9h. Custo: três bilhetes de metrô.


 


Roteiro Memorial do Imigrante


Locais visitados: desembarque na estação República, para visita à Praça da República, Edifício Copan, Edifício Itália e Secretária da Educação; embarque na mesma estação com destino à estação Bresser-Mooca para conhecer o Memorial do Imigrante* e, se desejar, fazer um passeio de Maria-Fumaça (opcional, pago a parte).


Datas e horários: domingos, às 14h. Custo: três bilhetes de metrô.


 


Roteiro Memorial da América Latina


Locais visitados: desembarque na estação República, para visita à Praça da República, Edifício Copan, Edifício Itália e Secretária da Educação; embarque na mesma estação com destino à estação Palmeiras-Barra Funda, para visita ao Memorial da América Latina*.


Datas e horários: domingos, às 9h. Custo: três bilhetes de metrô.


 


 


Obs.: Os locais assinalados com asterisco (*) oferecem visita interna. Os passeios são automaticamente suspensos em dias chuvosos e os itinerários poderão ser alterados no decorrer do passeio, caso haja alguma dificuldade operacional.


 



Serviços


Informações podem ser obtidas nos sites www.metro.sp.gov.br, ou www.cidadedesaopaulo.com ou www.cidadedesaopaulo.com/turismetro  ou diretamente no balcão do Turismetrô, localizado na estação Sé, que funciona de segunda a sexta das 9h às 13h, e das 14h às 18h, ou, ainda, pelos telefones 11 2958-3714 (segunda a sexta, das 8h às 17h) e 11 7716-5141 (segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 8h às 17h).


 



DICAS


Ao participar das excursões pela região central (Sé, Luz, Municipal), vale à pena ampliar o passeio por conta própria e visitar a Sala São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, e perambular e fazer “uma boquinha” no Mercado Municipal.


Outras opções são compras na Rua José Paulino, no Bairro do Bom Retiro, na Rua 25 de Março e na Rua São Caetano, também chamada Rua das Noivas.


Além disso, próximo ao Memorial da América Latina está o Parque Fernando Costa (ou Parque da Água Branca), anteriormente usado para exposições agropecuárias. Ele abriga museus e atualmente, em suas áreas abertas, aves e tartarugas vivem livres. Eventualmente é utilizado para feiras, como a das tradições paulistas, que ocorre em agosto.